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A passagem de ano é sempre uma oportunidade para novos começos, correcção de erros anteriores, uma forma de fazer uma forma e tentar introduzir algumas melhorias na nossa vida.

 

Nos últimos anos introduzi novos hábitos nas minhas compras: menos processado e menos, em geral. Mas são menos que não se traduzem em privação, mas em melhorias no meu consumo ou alinhamento entre as minhas acções e os meus valores.

 

Para 2018 tenho 3 grandes objectivos:

 

1 Aprender a cozinhar mais refeições vegetarianas e acompanhamentos vegetarianos (de preferência sem processados como seitan e tofu)

Porquê: Em casa de diabéticos, isto são as "ordens" da nutricionista e por isso tenho de melhorar os meus conhecimentos e leque de receitas. 

Como: Testar uma receita nova, pelo menos cada 15 dias; comprar condimentos e aprender a utilizá-los; fazer receitas simples, com ingredientes simples.

2  Passar a utilizar, de forma exclusiva massas integrais, arroz integral e farinhas com menos índice glicémico 

Porquê: Ver ponto 1. 

Como: Substituir todas as compras de massas e arroz brancos, pelas versões integrais; aprender a cozinhar arroz integral; aprender a conservar arroz integral cozinhado; recolher informação sobre farinhas com baixo índice glicémico; recolher informação sobre a mais versátil/económica para substituir cada uma das utilizações da farinha de trigo.

3 Reduzir o plástico que produzo com o meu consumo

Porquê: Porque reciclo, é fácil ver a quantidade de plástico que produzo com o meu consumo. É demasiado. E muitas vezes é por não andar com sacos ou de fazer compras em locais com tudo embalado.

Como: Melhorar os meus kits de compras (com sacos maiores); optar por produtos a granel, em vez da versão embalada.

 

Para 2018 tenho 3 pequenos objectivos:

 

1. Fazer bolachas mais "saudáveis", para desencorajar a compra de bolachas "sem açúcar".

2. Aprender a fazer rissóis (era um dos objectivos para 2016).

3. Assar pão no forno.

 

Espero, sinceramente, encetar pequenos passos que levem a grandes mudanças, mas sem que afecte grandemente o meu orçamento.

Acredito que, depois de uma fase inicial de ajuste e experimentação, em que naturalmente poderei gastar mais, os gastos acabem por nivelar.

 

Sei que, ao escrever aqui os meus objectivos, terei a vossa ajuda. Sei, porque assim me têm habituado, com a vossa generosa partilha. 

 

Sei que desse lado, tenho pessoas como a Joana, me ajudarão com o arroz integral. O David dá-me sempre excelentes dicas no que respeita a alimentação para diabéticos. Poderia continuar...

 

A todas/os agradeço e desejo um fantástico novo ano.

 

2018 à vista!

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6 comentários

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De Anónimo a 01.01.2018 às 12:16

https://www.youtube.com/watch?v=6UevUjl5GQU

Esta é muito idêntica à minha...só uma questão: sendo um objectivo de 2016, parece contraditório com a redução de massas com elevado índice glicémico para 2018. Será isto uma coisa que ficou na memória mas que não é compatível com a evolução dos anos, ou será mesmo uma "necessidade"?

Acontece-me frequentemente ficar com coisas em memória que já não quero ou preciso, porque as coisas mudam mas depois a cabeça não avança.
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De Descontos a 01.01.2018 às 12:31

Excelentes questões e excelente reflexão sobre a pertinência de alguns objectivos.

O plano será fazer com uma farinha com baixo índice glicémico. No mínimo seria com espelta (cujo índice é metade da farinha de trigo), e no máximo com farinha integral. E nunca seria frito (os meus pais usam Actifry).

É um "alimento" em que a minha mãe sente mais sentimento de privação, por isso gostaria de ter uma opção mais saudável. Outra vantagem é que evitaria o consumo de porcarias rápidas como ovo estrelado ou alheira de aves. O facto de os meus pais continuarem a recorrer a isso, torna os meus rissóis uma "necessidade" actual.

O facto de estar na minha lista desde 2016 infelizmente diz mais sobre mim, que sobre o objectivo.
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De Anónimo a 01.01.2018 às 19:08

Não sei se numa coisa com um sabor tão marcante será a mesma coisa mas pelas mães tenta-se tudo : https://www.youtube.com/watch?v=KE21e1_oQ_g

Eu faço as minhas farinhas e pão ralado com a 1 2 3, geralmente não obtenho as mesmas coisas, mas não me faz diferença.
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De Descontos a 02.01.2018 às 10:56

Pois, a minha dúvida é precisamente se consigo criar a massa, a partir doutras farinhas.
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De Anónimo a 02.01.2018 às 11:50

Que tal experimentar com uma receita tradicional para aprender tempos, quantidades, sabor e textura e evoluir daí?

Sem conhecer o original vai ser mais difícil fazer variações...
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De Descontos a 02.01.2018 às 11:57

Sim, sem dúvida. Já anotei no meu caderno a receita dos rissóis - básica - e vou começar a experimentar.

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