Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
POR FAVOR LER A VERSÃO EDITADA/CORRIGIDA
Antes de mais, convém explicar que comprei pasta de dentes porque me acabou a salva e não tenho passado nos locais onde a possa comprar. Continuo a usar pasta de dentes caseira.
Comprei esta pasta dentífrica, por ser a mais barata na prateleira.
O primeiro sinal de alerta foi ver uma embalagem toda em português com os ingredientes em inglês. Ponto 1.
Depois, a quantidade de espuma que produzia. Nunca, em 40 anos de vida tive uma pasta de dentes que fizesse tanta espuma. Detesto-a. É mais ou menos a quantidade que obtêm com detergente da louça a ser espremido de uma esponja. Ponto 2.
Finalmente, decidi ler com atenção a lista de ingredientes. Ponto 3.
Tentei traduzir os ingredientes e descobri um estranho mundo. Advirto que qualquer correlação entre as minhas "traduções" e a verdade científica poderá ser pura coincidência.
Água - aprovado
Sorbitol - adoçante
Hydrated sílica - Sílica hidratada. Um abrasivo para remover a placa. Diz a Wikipédia que se fosse desidratada, era igual à "sílica gel" - sim, aqueles pacotinhos que servem para absorver a humidade de alguns produtos.
Glycerin - composto orgânico
Sodium Lauryl Sulfate - Lauril éter sulfato de sódio, ou espero sinceramente que seja isso. Sabem que na química, uma molécula faz muita diferença.
Diz a wikipédia que é um "desengordurante muito eficaz e barato".
Também diz que "A U.S. Environmental Protection Agency considera o 1,4-dioxano como um possível cancerígeno.A U.S. Food and Drug Administration encoraja as empresas a remover este contaminante, tal ainda não é imposto por lei."
Pelo que li, é capaz de ser o culpado da espuma extra. Muito pouco recomendável para pessoas com peles sensíveis, em especial eczema. Vou ter de estar mais atenta ao gel de banho.
Peg-12 - Este deu-me trabalho. O "PEG" significa que é um polímero formado a partir do etileno glicol que, por sua vez, é um componente "largamente utilizado como anticongelante automotivo" (introduzir boca aberta de espanto). O 12 refere-se ao peso molecular (acho que não me aventuro por aí).
Seja como for, contém "potenciais impurezas tóxicas".
Curiosidade: é um componente laxante. Laxante ao nível de ser utilizado como preparação para colonoscopias.
Nas pastas de dentes, parece ser um componente que visa distribuir outros ingredientes, uniformemente, pela pasta.
Aroma - está bem.
Cellulose gum - um derivado da celulose. Pode ser uma cola para utilizar em origami, ou um agente espessante ou estabilizante.
Sodium Saccharin - outro adoçante.
PVM/MA copolymer - este é giro. É um ingrediente que pode ser entrado em laca do cabelo e basicamente, na pasta de dentes, tem a mesma função: vai ajudar a fixar agentes de limpeza aos dentes, para que não sejam todos eliminados pela água.
Parece útil, mas nunca mais vou tirar da mente a imagem de estar a colocar laca nos dentes.
Titanium dioxide - Dióxido de titânio e nada a ver com o Wolverine. Que chatice. Diz a wikipédia que, nas pastas de dentes é utilizado "de forma a produzir uma pasta mais branca".
Sodium fluoride - Lodeto de sódio. Este é fácil, é um sal. Actua ao nível da remineralização do esmalte dos dentes.
Porém, não é muito fácil chegar a uma conclusão fidedigna sobre as vantagens e desvantagens.
É um daqueles ingredientes que parece gerar muita controvérsia, mas os níveis dessa não correspondem aos níveis de informação científica disponível, pelo menos que a sustente. Vi alguns estudos, mas inconclusivos ou referentes a situações de sobredosagens. Outros, referem-se à sua utilização nos fornecimentos de água potável. O júri ainda não se decidiu quanto a este.
Triclosan - Um antiséptico muito controverso com vários estudos que o associam a cancro e alergias e alterações ao nível de hormonas da tiróide.
Muito interessante é a página da FDA (entidade que nos EUA controla a segurança alimentar, medicamentos entre outros produtos com impacto na saúde pública). Sintetiza os estudo e relativamente aos "benefícios" aponta como único estudo um da Colgate. Mais, conclui que, em produtos como sabonetes antibacterianos, gel duche e outros, não há prova de qualquer benefício que não se obtenha com sabonete normal ou água.
Sodium methylparaben - É um conservante. Na lista de aditivos alimentares, é o E219.
Trisodium Phosphate - É um agente de limpeza muito comum. Muito utilizado nas pastilhas sanitárias. Sim, leram bem. Mas como é corrosivo, não se recomenda na limpeza das casas de banho, em especial partes metálicas.
Cá entre nós, qualquer ingrediente com a palavra "phosphate" é assustador.
Sodium Propylparaben - Outro conservante. Ambos começam com "sodium" = sal.
Achei estranho que um ingrediente que é destacado desta forma, não constasse na lista. Fui investigar. Descobri que "optacool" é um aditivo que dá "sabor de frescura".
Se chegaram até aqui, louvo a vossa paciência.
Que fique claro que não sou "vamos-todos-ser-naturais-e-esquecer-as-maravilhas-da-química-moderna". Eu gosto das vantagens da química moderna e de outras ciências.
O que não gosto é de sentir que produtos eficazes no seu objectivo, estão a ser substituídos por outros, com impacto negativo para a minha saúde e o ambiente (a.k.a. o ar que respiro e a água que bebo), simplesmente para servir os propósitos de algumas indústrias.
Se olharem para os ingredientes do próximo produto que comprarem, o MEU objectivo está atingido.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
acho que é uma boa sugestão para a Cristina arranj...
Olá Cristina,No Mini Preço até amanhã, 3 de Março,...
à custa de atualizar tabelas, o computador a que c...
É que já nem são só folhetos semanais. Neste momen...
Concordo consigo. Eu costumava também recorrer a t...