De Henrique a 13.03.2014 às 17:30
Tintas a 1€ o litro, realmente só para tetos e mesmo assim....
Com certeza que são tintas vinilicas, cheias de cargas e com o mínimo de resinas, quer dizer que não têm boa aderência, poder de fixação, ao suporte a pintar. Cobrem muito bem mas não fica uma pintura minimamente resistente, se passarem a mão nestas tintas depois de secas, é habitual a cor ser transferida para a mão, para a roupa, para aquilo que lá passarem.
As resinas, que geralmente se acumulam no cimo das latas quando estas estão paradas muito tempo, parece água, certamente já muita gente reparou, são o que vão criar a aderência ao suporte, e a resistência da tinta ao desgaste, ao choque, às limpezas, etc
Para pintar em zonas muito sujeitas à sujidade, o ideal é uma tinta acetinada(brilhante) pois costumam ser mais habilitadas à lavagem, mas também põem a nu mais facilmente os defeitos, pelo que o meio termo e neste caso o meio brilho(semi acetinada) será o mais indicado.
p.e. :
- se pintar com essa tinta nas paredes, colem lá qualquer coisa, ao tirar saí a tinta agarrada;
- mataram uma mosca nessa parede, vão lá limpar vai ficar uma linda mancha, e por vezes sem tinta;
e por aí fora...
Para pintar um teto ainda escapa...
Mas mesmo assim são também tintas muito absorventes, é muito muito provável que venham a ter uma criação de fungos às primeiras condensações, primeiro inverno que aconteça.
Isso é bom para pintar a capoeira uma vez por ano.
Não há milagres nesse campo...seja com marca conceituada seja com marca branca.
Poupança aqui é investir em algo melhor, à base de resinas acrílicas, pois a duração é muito superior, e o tempo