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Na semana passada (teria sido há duas semanas atrás?), a propósito da cíclica discussão à volta do peso das mochilas escolares (com o seu conteúdo, claro), começaram a sugerir como alternativa, os tablets com manuais digitais.

 

Mandam as regras da blogosfera, que se comentem temas actuais para ter muitos comentários, partilhas, tráfego… Cá a menina precisou de vários dias para evitar muitos adjectivos.

 

Informo que as próximas palavras serão contidas e culminam na minha (forte) oposição à utilização de manuais escolares digitais.

jeremy-bishop-131058.jpg

 



DESVANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES DIGITAIS

 

  1. Os tablets avariam e partem-se com facilidade.
  2. As baterias dos tablets só têm garantia de 6 meses.
  3. A logística de carregar as baterias em ambiente de aula seria um pesadelo.
  4. Mesmo com seguro de reparação e accionamento da garantia do tablet, as crianças ficariam sem ferramentas durante o período em que tablet estivesse a ser reparado (cerca de 1 mês).
  5. Os custos de utilização de manuais escolares digitais com tablet seriam maiores que a dos manuais em papel (se acham se os preços dos manuais desceriam para justificar o investimento num tablet, é porque não acompanham os preços ebooks).
  6. Os estudos mais recentes têm advertido para riscos na utilização prolongada de ecrãs para ler e o impacto do tipo de estímulos neurológicos associados à utilização de computadores.
  7. O ensino através de multimédia não se resume a conteúdos animados e a sua utilização teria de ser precedida de formação de quem a vai utilizar como ferramenta.
  8. Os pais não estão preparados para os riscos relacionados com a segurança informática.



SUGESTÕES DE COMO DIMINUIR O PESO EM MOCHILAS ESCOLARES

 

  1. Estabelecer a obrigatoriedade de manual único - não existe qualquer razão, excepto a margem de lucro das editoras, para que os pais comprem múltiplos livros para cada disciplina (actividades e afins).
  2. Estabelecer a obrigatoriedade de um peso máximo ou número máximo de páginas para cada manual - pode parecer absurdo, mas seria a única forma de evitar a criação de mega livros (xico espertice); bastaria utilizarem, como referência, o número médio de páginas, dos últimos 3 anos, dos manuais existentes.
  3. Dividir o manual escolar em fascículos ou partes (percebem agora a necessidade do ponto 2?).


Notem que não sugiro os cacifos como a solução. Faço-o porque ainda não me explicaram como isso seria compatível com a existência de trabalhos de casa.


47 comentários

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De C a 22.02.2017 às 19:06

Menos árvores cortadas, mas mais químicos no ar e solo. Além de que, poderia ser utilizado papel reciclado nos manuais escolares, hoje em dia já se produz papel reciclado de boa qualidade.

Não há dinheiro para papel, canetas e computadores do mais básico, no sector público, quanto mais para tablets.

Se não há uma porta que aguente numa escola pública... imagine um tablet. Como disse e muito bem, inicialmente, as crianças não são capazes de cuidar de um tablet.

Independentemente de estar ou não afixado à secretária, os alunos arranjariam iriam danificar o aparelho em pouco tempo, dado que é frágil. E também sai dispendioso, são centenas de euros para cada aparelho, que julgo que não duraria um ano. Com esse dinheiro dá para comprar todo um rol de manuais para um ano escolar.

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