Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Plastic Free July é uma campanha de sensibilização para o impacto ambiental da utilização do plástico, com especial enfoque no descartável.
Eu ainda não consegui eliminar o plástico, mas tenho feito um esforço progressivo para reduzir a utilização de descartáveis no meu dia-a-dia, o que geralmente inclui plástico, nem que não seja nas embalagens:
- não utilizo guardanapos de papel ou rolos de cozinha
- não utilizo toalhitas de limpeza
- uso sacos de compras reutilizáveis
- uso lenços de pano, embora tenha alguns pacotes de lenços de papel para emergências (que ficaram de quando era consumidora)
- uso toalhitas de limpeza, o que reduziu consideravelmente o meu consumo de papel higiénico; quando compro opto por reciclado e embalagem de papel
- optei por escovas de dentes em bambu, em vez de plástico (quando deixei de conseguir comprar as cabeças para a minha eléctrica); reutilizo o bambu;
- faço compostagem e reciclagem separação de lixo;
- tenho substituído produtos (por exemplo, manteiga embrulhada em vez de pacote de plástico, produtos não/menos tóxicos, ecolabel)
- ...
Neste Plastic Free July, o meu compromisso é eliminar - de uma vez por todas - o consumo de leite animal.
Já havia feito experiências, mas a verdade é que recuei sempre para o mais prático: abrir um pacote de leite. E com isso, o café e o açúcar.
Não vou dizer que seja uma tarefa que goste. Não é.
O meu consumo é praticamente 1 litro por dia. Dá trabalho.
Mas enquanto consumidora, não vendo regulação e práticas que me protejam (física e psicologicamente), opto por reduzir o consumo ou não consumir.
E sim, poupo muito dinheiro:
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.