Tenho uma familiar que trabalha numa instituição onde decorre esta iniciativa e elas têm indicação para limitarem a escrita ao máximo, de modo a não expor a identidade da criança/localização. Algumas escrevem a típica frase "Pai Natal, gostava de uma boneca.", outras não se calhar porque são indicadas para não o fazer. Por exemplo, se uma criança escrever "Este ano portei-me bem porque tive 5 a tudo e ganhei a competição de natação", já se estava a expor. De qualquer modo, não sabemos a magia que é espalhada aquando a escrita da carta... o facto da carta ter apenas escrito "quero um carro" não significa que não tenha existido muito espírito de Natal durante a sua elaboração. Pelo menos no local que conheço fazem toda uma "festa" no dia da escrita das cartas, durante a qual também é explicada o sentido de oferecer/receber.
As minhas sobrinhas também estão a pedir um tablet. E o meu sobrinho uma Playstation ou um Hoverboard, Faz parte. Mas do pedir ao receber, isso já é outra conversa

Costumam existir muitas cartas a pedir coisas simples como uma bola, ou um carro. Há também as dos bebés que normalmente pedem pijamas, meias, coisas simples. As mais baratas são as primeiras a desaparecer, é uma questão de ir vendo.