Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Consumismo

16.07.15

Estou a ler um livro fascinante: O Efeito Checklist de Atul Gawande, que demonstra a importância das checklists (fichas de verificação) em quase todas as áreas da nossa vida, mas em especial em áreas de grande complexidade e com grandes quantidades de informação. 

 

Ás tantas, uma história que interessará ao consumidor que há em si:

no âmbito de um programa de saúde pública nos bairros de Karachi (quatro milhões de pessoas a viver em condições de pobreza crónica, falta de comida, fontes de água contaminadas e esgotos a céu aberto), um trabalhador ficara a saber que a Procter & Gamble "estava ansiosa por provar os méritos do seu novo sabão antibacteriano Safeguard".

Assim conseguiu que a empresa distribuísse sabão no âmbito de um estudo, com grupos de controlo: com sabão antibacteriano, com sabão normal e  sem sabão. 

Encorajavam as pessoas a usar o sabão em 6 momento chave e os resultados foram notáveis, por exemplo, "a incidência de diarreia entre crianças naquelas zonas baixou 52 por cento quando comparada com a do grupo de controlo, independentemente do sabão que era utilizado"

E isto, apesar de continuarem a beber água contaminada. 

"Ironicamente, disse Luby, a Procter & Gamble considerou o estudo algo decepcionante. A equipa de pesquisa não tinha encontrado nenhum beneficio acrescentado ao facto de o agente antibacteriano estar presente no sabão. O sabão normal provou ser igualmente eficaz."

 

Estão recordadas/os do período em que o monstro papão era a Gripe-A e tivemos uma ministra da saúde nos mandava lavar as mãos com sabão azul? 

 

Espero que tenham gostado. Não resisti a partilhar convosco. 

 

Este livro foi requisitado numa biblioteca, onde fui com o meu próprio pé. ;)

Tags:


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Ariana a 16.07.2015 às 20:09

Gostei duplamente: da partilha, e das letrinhas em rodapé!...
;-)
Sem imagem de perfil

De Júlia a 16.07.2015 às 20:42

e viva o sabão clarim!

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Comentários recentes

  • Joana

  • Descontos

    Sim, mas os restantes valores, dariam um desconto....

  • Joana

    Cristina se os 10€ de desconto no PD que fala é da...

  • da Cozinha da Sofia

    Com a pasta de dentes, uso isto:https://pt.aliexpr...

  • Descontos

    Eu tenho uma impressão da "rotring" como sendo uma...




Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D