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Pese embora este tópico estar no nº 6 da minha lista, face às dúvidas que surgiram nos últimos dois dias, optei por antecipá-lo.

 

O Minipreço

 

 

O Minipreço possui três tipos de lojas: Parking (as maiores com parque de estacionamento), urbanas e franquia (que poderão ser uma das duas primeiras).

 

A razão para eu destacar as lojas franquia prende-se com o facto de alguns talões de desconto que são emitidos mencionarem "não é válido para produtos das lojas franquia".  Por isso, é importante saber se está perante uma loja franquia ou não. Inicialmente existia um folheto para lojas "parking" e outro para lojas "urbanas", mas o folheto é - neste momento - único. 

 

Na página do Minipreço encontram um mapa de lojas com a identificação. Bastará que consultem a vossa.

 

O Minipreço possui uma página web (www.minipreco.pt) e uma página de Facebook. É minha experiência pessoa que o Serviço de Apoio ao Cliente do Minipreço é dos melhores, entre os locais de venda e funciona muito bem, mesmo na página de FB.

 

 

 

O Cartão Minipreço/Clube Minipreço

 

O Cartão Minipreço é gratuito e funciona através da atribuição de descontos imediatos - não acumula crédito em cartão.

 

Ao solicitar um novo cartão, este demorará cerca de 15 a 30 dias até ficar activo e a emitir talões de desconto.

 

Não precisam de cartão Minipreço para beneficiar de promoções da loja ou folheto, excepto quando existe informação específica nesse sentido. Por exemplo, no folheto aparece o logotipo do Clube Minipreço/Cartão Minipreço junto ao produto.

 

Os talões de desconto só serão emitidos se utilizarem o cartão num qualquer compra - tanto quando é sabido, não existe um valor mínimo.

 

É importante referir que os talões só são emitidos (impressos) na loja em que solicitaram o cartão. Todavia, depois disso podem utilizá-los em qualquer loja (salvo talões que excluem lojas franquia). 

 

Nem todos os papéis que saem da impressora são talões de desconto. Há "talões" que não possuem códigos de barras e esses são meramente informativos de promoções.

 

 

Em regra, existe sempre uma emissão de talões de desconto no final de cada mês e os talões variam de acordo com os clientes. Mas vão surgindo talões no decurso do mês. Tem sido experiência de várias/os leitoras/es que, quanto mais utilizarem o cartão, mais talões serão emitidos e maior será o leque de descontos.

 

Para além dos talões que são emitidos consoante o cliente, há ainda os talões que são emitidos para TODOS os cartões, para acesso a determinada promoção, como é exemplificado na imagem.

 

Quando os descontos são apenas acessíveis mediante um talão, implica que primeiro façam uma compra para que o talão seja impresso e só depois (é imediato) o possam utilizar para beneficiar desse desconto.

 

 

Os talões das lojas Minipreço (e o cartão) também podem ser utilizados em lojas Clarel, que pertencem ao grupo Dia e são mais vocacionadas para produtos de higiene, limpeza e cosmética.

 

Os talões de desconto têm promoções que podem ser de percentagem de desconto, Leve X Pague Y, desconto total na compra de um determinado produto ou marca ou ainda desconto no total de compras. 

 

 

A parte final do talão possui sempre um conjunto de informações em que é importante reter:

- número de utilizações que permite (a maioria dos talões pode ser utilizado mais que uma vez)

- o valor total do desconto que permite;

- se pode ser utilizado em loja franquia;

- se é acumulável com outras promoções de folheto.

 

 

 

Dicas:

 

Eu sublinho sempre o número de utilizações e o valor total do desconto. Também assinalo (com um traço) cada vez que faço uma utilização, para não me esquecer do limite. 

 

Se é um talão de X de desconto no total de uma compra, eu calculo a percentagem de desconto que isso traduz. Facilita imenso a comparação entre promoções.

 

Eu dobro sempre os meus talões onde diz "não recortar". Dessa forma todos os códigos de barra ficam destacados e no mesmo local, facilitando o momento de pagamento.

 

 

 

Acumulações de descontos e vales de desconto

 

O Minipreço aceita vales de desconto. Mais, houve situações em que o Minipreço não era mencionado no elencar de lojas de uma vale de desconto e ainda assim era aceite. A página de Facebook do Minipreço tem resolvido esse tipo de situações de forma muito adequada.

 

 

As acumulações de descontos de folheto e talões estão a passar por uma fase de transição já que passou a surgir a menção "não acumulável". Essa menção nem sempre corresponde à realidade, mas até se utilizar o talão de desconto, é impossível saber antecipadamente se irá acumular ou não.

 

Os talões de desconto que coincidem entre si, podem ser acumulados. Por exemplo, um talão com 30% de desconto no produto X + talão de desconto de €Y no total de compras dessa marca ou de todas as compras efectuadas.

 

Devem porém ter em atenção que, para efeitos de cálculo de um talão de "€2.50 de desconto numa compra igual ou superior a €14.00", os €14.00 são o total depois dos descontos. Não tem sido assim quando o talão é de desconto de um valor de compras de um determinado produto. Todavia, tal pode mudar já que não reflecte uma posição oficial do Minipreço, simplesmente constatação de experiências passadas.

 

As acumulações de percentagem não podem ser apenas uma soma. Por exemplo, tem 20% de desconto num produto da marca e outro talão com 30% de desconto em toda a marca. O desconto não será de 50% (20+30) mas o resultado da aplicação sucessiva dos descontos.

 

Por exemplo, o produto custa €1.00, primeiro aplica-se o desconto de 20% resultando num subtotal de €0.80. É a esse subtotal que se aplicará o segundo desconto de 30%, perfazendo um preço final de €0.56. Não é 50%, mas quase.

 

Quando é percentagem + Leve X Pague Y, já aconteceu contabilizarem o desconto percentual (acumulado) em relação ao produto gratuito ou apenas em relação ao produto pago.

 

O caso do L6P1 ou as contas à Dulce

 

Tornou-se uma "piada" do blog, a menção das contas à Dulce, uma leitora que primeiro descobriu a acumulação de um Leve 2 Pague 1 com um Leve 3 Pague 2, resultante em L6P1.

 

Como funciona:

 

Imaginem que têm um produto com uma promoção de Leve 2 Pague 1 (exemplo) e um talão com Leve 3 Pague 2 para o mesmo produto (ou marca). 

 

Para as duas promoções acumularem têm de comprar um número de unidades que seja comum a ambos os descontos. Neste caso, entre um leve 3 e um leve 2, o múltiplico comum será o 6. Só comprando 6 ou múltiplos de 6 consequem beneficiar ao máximo de ambas as promoções. 

 

E assim:

- a promoção L3P2 irá descontar 2 unidades;

- a promoção L2P1 irá descontar 3 unidades. 

 

E dessa forma, comprando 6 unidades foram descontadas 5 e conseguem o Leve 6 Pague 1.

 

Aceito - de bom grado - críticas, sugestões de melhoria e/ou correcções.

 


1 comentário

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De Anónimo a 31.07.2019 às 09:27

Existe a possibilidade de utilizar o cartão exclusivamente no telemóvel, o que torna o processo mais ecológico e menos susceptível a esquecimentos. :)

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