Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Livros é comigo.
Com um ano de antecedência, já ando com as listas das metas curriculares na carteira/agenda, para ir comprando/encontrando os livros (novos ou usados), para presentes ou extras.
Para poupar nesses recursos educativos, utilizo 5 estratégias:
Trocas de Livros
Como já referi, os meus portais preferidos para trocas de livros são o WinkingBooks ou no Troca-se. Mas existem outros, grupos em redes sociais, etc... Utilizo o correio editorial e desta forma consigo trocar livros por cêntimos. Por exemplo, o último livro que enviei para trocar custou, em envio postal por correio editorial apenas €0.41.
Compra de Livros Usados
O Diário de Anne Frank foi adquirido numa loja social por €1.00 (se acompanham o Diário das Minhas Finanças Sociais, já o sabiam). Esta é a vantagem de andar com uma lista - quando se apanham livros a bom preço, convém concentrar as compras no que irão necessitar.
Também compro livros usados no OLX.
Domínio Público
A partir de um certo patamar escolar, começam a surgir livros de autores que já se encontram no domínio público. Mais, há recursos que são apenas um ou dois poemas de um autor e para isso não será necessário comprar a obra completa.
Para poemas ou textos de autores no domínio público, eu faço uma compilação de tudo num ficheiro word, imprimo e encaderno. Dá um pouco de trabalho encontrar tudo e organizar, mas poupa-se imenso dinheiro.
Aqui recomendo cautela, pois convém que a fonte seja fidedigna e não um qualquer blog que possa ter transcrito mal um poema.
Algumas fontes que privilegio:
http://cvc.instituto-camoes.pt
http://www.dge.mec.pt/portugues
Recursos Educativos do Ministério da Educação
Este ano, nem preciso procurar os poemas, já que a Direcção-Geral de Educação fez um Caderno de apoio - Poesia 7.º, 8.º e 9.º anos.
E para os mais pequenotes, algumas das obras encontram-se na Biblioteca Digital do Plano Nacional de Leitura.
Oferecer livros como presentes
A pequenada que eu conheço tem brinquedos A MAIS. Escolher oferecer livros que façam parte das metas curriculares é uma boa estratégia para comprar livros adequados à idade e ajudar os pais.
Sei, por experiência pessoal, que há pequenada que gosta de receber livros que viu mencionados nos manuais de leitura da escola, especialmente os mais jovens.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.