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Tenho frio...

 

Para perceberem o meu desconforto, ontem fiquei sem jantar, porque coloquei a massa a cozer e fui para o escritório. Estava demasiado frio na cozinha.

Resultado: o jantar queimou-se enquanto eu arrumava papelada.

 

WP_20170118_002.jpg

Por falar em papelada, a pobre Susana ficou sem um reembolso porque não descobre a factura. Pensando bem foi por causa dela que decidi arrumar a papelada. Ou seja, a culpa de eu ficar sem jantar também é da Susana 

 

Eu tenho um sistema para ter pouco trabalho com a papelada que é bastante funcional. 

 

Uso uma capa de elásticos de lomba larga. Aí guardo toda a papelada do ano (seja facturas para IRS, para garantias, para reembolsos, para trocas...), recibos de pagamento, correspondência que terei de guardar, etc. 

 

Durante o ano vou juntando a papelada. Só no início do ano seguinte é que destralho:

- separo documentos para o IRS e meto num envelope em que escrevo o ano a que corresponde;

- talões de compra que já não sirvam para nada, vão para o lixo;

- talões de compra que preciso guardar para garantia, coloco noutra capa onde tenho essas provas de compra e os manuais;

- arquivo documentação importante numa capa de documentos - aqueles que tenho de ter sempre.

 

Assim não anda papelada pela casa, não perco nada e só tenho de arrumar 1 vez por ano.

 

Este ano, tenho tão pouco para guardar que decidi ser MAIS preguiçosa: por debaixo da folha azul está 2016 e por cima ficarão os documentos de 2017. Mais simples, é impossível.

 

WP_20170118_003.jpg

 

Afinal a conta da EDP não foi tão má como pensava. Felizmente só preciso de reforçar o envelope em mais €29. Depois de me esquecer do aquecedor de 2000W ligado a noite toda no escritório e o termoventilador na casa de banho, estava à espera de bem pior.

WP_20170119_002.jpg 


20 comentários

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De Anónimo a 19.01.2017 às 20:20

Jasus!!!!!!

Quase 100 euros mês para uma pessoa??????????

Aqui somos dois e dois gatos e gastamos 25/35.
Não, não tenho cilindro e o fogão é a gás. Gastamos uma garrafa de gás de 25 euros num mês ou dois. Depende se está frio ou calor.

Isto reforça a minha mania de preferir estas coisas não dependentes de electricidade. Se faltar a luz posso tomar banho e cozinhar à vontade que ainda assim fica mais barato.

Fiquei mesmo chocada nunca imaginei tanto...
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De Descontos a 19.01.2017 às 20:26

Tenho tudo eléctrico.
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De Dalila Fialho a 19.01.2017 às 22:22

Eu tambem faço mais ou menos assim. A diferença é que uso uma gaveta em vez da pasta.
Eu tambem tenho tudo a electricidade. O gas aqui é de botija comum a todo o predio, sai muito mais caro.
Somos dois em casa gastamos no inverno cerca de 105€, no verao cerca de 80€. Mas temos bi-Horario.
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De Descontos a 21.01.2017 às 12:35

Invoco em minha defesa que é o tipo de contas em que não compensa ser solteira.
Para aquecer a divisão é preciso a mesma electricidade, 1 ou 10.
Para fazer o comer, idem.
Agora poderia fazer 1 ou 2 piadas sobre em que poupo sozinha, mas temo que o sector masculino não ia achar muita piada.
;)
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De Dalila Fialho a 22.01.2017 às 10:01

Sim, isso tem razão. a única situação onde se gasta mais energia por pessoa é nos banhos.
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De Ricardo_A a 19.01.2017 às 22:36

- Papeis que são do IRS, meto logo num envelope A4 que diz IRS. Assim ficam todos juntos.
- Papeis de garantias guardo-as por ordem alfabética da loja onde comprei (geralmente não me lembro quando foi, mas lembro-me onde foi). Quando passam os 2 anos tiro foto do recibo e fico com elas na cloud por causa do seguro multiriscos.
- Papeis de roupa, calçado ou coisas que podem precisar de troca, guardo 1 ou 2 meses e depois deito fora.
- Talões de compras de supermercado deito logo fora.
- Facturas de luz, água, telecomunicações, extractos bancários, etc. são electrónicos e nem é preciso guardar em papel. Pagamentos também não porque é débito directo.
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De Descontos a 21.01.2017 às 12:32

Muito mais organizado que eu.
A minha versão é muiiiiito mais preguiçosa.
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De Anónimo a 20.01.2017 às 14:17

Olá,

fico triste que tenha ficado sem jantar...
E não, ainda não encontrei o raio do talão.
Eu já costumo fazer isso, só que a diferença é que guardo em 2/3 sítios diferentes e depois junto tudo na altura de fazer o irs. Mas na altura dessa compra tinha a sala em alvoroço por causa do Natal e deve ter ido para o lixo.
Azar o meu... e obrigada por fazer referência ao meu nome, apesar de me estar a culpar :-)

Susana Bandeira
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De Descontos a 20.01.2017 às 17:33

LoL
Achei que merecia a distinção.

Volto a dizer que só perdeu a diferença entre o preço a que costuma comprar e o preço do que comprou. Mais nada.

São coisas que acontecem. Já aconteceu comigo comprar fraldas no Jumbo para uma doação, tentado obter o reembolso da diferença em relação à promoção do CNT. Mas as embalagens tinham um número de fraldas diferentes e por isso acabei com ESSE prejuízo.
E o CNT estava a caminho de casa. Foi só porque contava com esse reembolso que lá não fui.
Se fizer as contas, já poupou mais com estas coisas, do que os custos deste pequeno percalço.
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De Ana Pereira a 20.01.2017 às 21:15

Olá, se realmente pretender o talão de compra pode solicitar na loja. Perdi um talão da compra da máquina do pão já no ano passado e liguei para a linha de atendimento do PD e até ma enviaram por email.
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De Descontos a 21.01.2017 às 12:28

Que fantástica dica!
Obrigada Ana.
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De Descontos a 21.01.2017 às 12:29

Susana,
chamo à atenção para o comentário da Ana P. abaixo.
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De Lurdes a 23.01.2017 às 14:42

Eu também comprei o papel higiénico RENOVA e pedi o reembolso. Não recebi nenhum email. É normal?
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De Descontos a 23.01.2017 às 17:36

Confesso que não sei, mas há quem já tenha recebido a confirmação. Mas já submeteu à muito tempo?
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De Lurdes a 23.01.2017 às 19:20

Submeti no dia 30 de dezembro.
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De Descontos a 24.01.2017 às 09:36

Realmente está a parecer-me que já deveria ter recebido.
Mas já perguntei a uma pessoa que terá recebido a confirmação pela data da submissão, por isso volto cá.
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De Descontos a 24.01.2017 às 09:40

Lurdes,
acabei de confirmar com um senhor que enviou a participação dele no dia 29 e já recebeu há vários dias o tal email.
Sugiro que contacte a Renova, nem que seja no facebook deles para ver o que se passa.
Havia limite, mas a julgar pela dificuldade em encontrar o dito cujo, não acredito que tenha sido assim tão rápido. Eu nunca encontrei essa embalagem.
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De Lurdes a 24.01.2017 às 16:13

Contactei a Renova por volta das 14h por email e responderam logo. Afinal já tinha recebido um email no dia 17 de janeiro. A minha participação foi válida e brevemente irão transferir o montante.
Obrigada pela ajuda e apoio.
Bjs
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De Descontos a 24.01.2017 às 20:14

Fantástico!
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De Anónimo a 23.01.2017 às 13:58

Obrigadas pela dica.
Vou ainda hoje ver no pingo doce.

Depois digo como correu.

Susana Bandeira

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