Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
[ALERTA LAMECHICE: Se não quiser ler um post muito lamechas, é melhor não avançar na leitura. Talvez Eça de Queiróz seja o mais indicado.]
Eu sou uma Caça
Não, eu não sou o Caça Promoções. Mas também sou uma "caça".
Acho imensa piada quando alguém me envia emails ou faz comentários confundindo os dois blogs/bloggers. É a prova da simbiose dos dois blogs (ou da cabeça distraída de quem escreve... também é possível).
Por vezes há tantos links para lá e para cá que, quem não está dentro da génese de ambos os blogs, poderia pensar que é intencional. Não é. Já me ofereceram dinheiro para "trocar links". Nunca aceitei. Aliás, ainda este mês alguém me contactou para trocar links e quando recusei, fez questão de dizer que nesse caso também iria excluir o Descontos de uma página com ligações de blogs sobre poupança. (O meu dedo mindinho ficou muito chateado.)
Eu faço links a conteúdos, a conteúdos com qualidade, a blogs que são honestos e publicam conteúdos próprios e não vivem somente de copiar trabalhos alheios para impulsionar os seus negócios paralelos. Eu faço links para conteúdos e blogs que sinto que são honestos, que demonstram como conseguir maximizar todas as promoções e descontos sem recurso a desonestidade e mentira. Podemos ser pobres, mas somos sérias/os. É o tipo de blogs que prefiro. Por vezes engano-me, mas não costumo repetir a asneira.
Por isso, quando digo a alguém que se enganou no blog, é para que não se esqueça de lá ir, caso desejasse publicar noutro sítio. Apenas isso. Adoro ler as desventuras do Caça com os seus projectos de solidariedade. Imaginam a quantidade de vezes que se deslocou ao Continente para conseguir comprar as fraldas para doar?
Eu gosto de ler o Caça pelo entusiasmo das suas publicações a avisar que vai fazer um post com dicas dentro de minutos. Eu reconheço o sentimento. Queremos "montar" o texto mas não conseguimos esperar para partilhar as novidades. Queremos partilhar convosco. E esse espírito de partilha é algo que partilhamos (perdoem a redundância).
A concorrência
Uma das coisas que acho (ainda) surpreendente é a questão da "concorrência". Melhor, a percepção das pessoas que acham que existe concorrência entre blogs. Quando partilham comigo que vão abrir ou abriram um novo posto de escuta, ou seja, um novo blog ou página de Facebook, eu não consigo resistir a fazer sugestões de publicações ou melhorias. A sério, eu sei que não deveria, mas é mais forte que eu. É o meu instinto protector/maternalista, qualquer-coisa-assim... Só posso esperar que não seja entendido como condescendência. Não é. É puro egoísmo em pedir que façam aquilo que gostaria de fazer, se o tempo o permitisse.
Acredito que uma ou duas pessoas já se tenham arrependido de me pedir opinião. Posso pedir desculpas aqui?
Os bastidores
As coisas são mais ou menos assim. Em privado, o Caça Promoções está sempre a puxar-me as orelhas porque me esqueço dos folhetos Aldi. E eu, vou já ali puxar-lhe as orelhas porque os posts relativos à doação de fraldas não estão na tag "movimento solidário" - nem o link deixou no post dos destaques do Sapo. Quando há dúvidas quanto a uma promoção, não é pouco frequente pedirmos a opinião um do outro... duas cabeças e tudo o mais. Não é só com o Caça Promoções que isso acontece, devo dizer.
Quando lhe peço para usar uma imagem, ele responde: "nem respondo". É mesmo assim. De vez em quando esqueço-me e peço, mas só por esquecimento porque o entendimento de que tudo é partilhável foi feito há muito. Resulta da confiança mútua.
A lamechice
A página de Facebook do blog Caça Promoções atingiu a marca dos 15 000 fãs (já tem mais uns 100 desde essa marca). Porque, como eu, nunca fez depender a visibilidade da página do botão "gosto", acredito que sejam mais.
É um número redondinho, que evidencia qualidade nos conteúdos, estabilidade na relação com quem lê e inevitável pertinência da sua existência. Tem 15 000 fãs porque precisamos da informação que o Caça Promoções recolhe (aliás, temos estado reféns das suas dicas/actualizações desta semana).
O Caça Promoções vai de férias. A primeira coisa que fez foi perguntar-me se eu publicaria no Descontos o que me enviasse, caso não o conseguisse fazer atempadamente no seu blog. Eu sou uma Caça por isso. Para ele é mais importante que tenham acesso á informação que o tráfego no seu blog.
Por isso, caro Daniel, muitos e muitos parabéns pela marca que atingiste. Cá estaremos para celebrar os próximos 15 000.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.