Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




De vez em quando surge a discussão sobre "marcas" vs. "marcas brancas". Eu confesso que não tenho uma especial preferência por um grupo ou outro, eu gosto de produtos de qualidade e baratos, independentemente das marcas.  Sem prejuízo, também é verdade que tenho preferências em determinados produtos de determinadas marcas.

 

Mas tenho notado que têm sido feitas afirmações sobre produtos de "marca branca" que são feitos na mesma fábrica A ou B. A esse propósito gostaria de lançar duas informações para a discussão:

 

- os produtos de "marca branca" podem mudar de fornecedor (e até de nacionalidade de fornecedor, como vimos esta semana);

 

- nem sempre o facto de ser feito na mesma fábrica é sinónimo de mesma qualidade de produto (poderão variar ingredientes e até a qualidade dos mesmos).

 

Por isso, é importante ser consumidoras/os informadas. Ler os rótulos é um bom ponto de partida.

 

Exemplo 1:

 

Esparguete, à marca branca é aditada farinha de trigo

 

 

 

Exemplo 2:

 

Uma "lasanha de vegetais", associada pela marca a uma alimentação saudável que "Poderá conter vestígios de crustáceos, ... sulfitos,... moluscos, ... e peixe.

 

 


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Inês Sousa a 21.04.2013 às 20:16

Sim, certos produtos de marca branca são feitos nas mesmas fábricas mas como a Cristina refere, e correctamente, por várias vezes não contêm os mesmos ingredientes/qualidade.

Quando uma superfície lança uma marca própria faz contratos com fornecedores já existentes, claro que não são criadas fábricas novas para a marca É ou DIA :) Só que esse mesmo contrato indica igualmente as alterações que devem ser feitas no processo de produção. Só assim se consegue um preço que por muitas vezes é bastante inferior ao de marcas estabelecidas.

No entanto, ainda há alguns produtos que são iguais. Nesses casos é alterada a qualidade da embalagem. Mas se todos os produtos de marca branca fossem 100% iguais aos outros, haveria alguém a perder dinheiro. E não me parece que essa seja uma ideia que agrade a Belmiros, Jerónimos e afins ;)
Sem imagem de perfil

De Gonçalo S. a 21.04.2013 às 21:04

É verdade Inês, a qualidade da embalagem influencia bastante o preço final do produto.

Segundo me disseram há tempos, no caso das águas o a qualidade dos garrafões e garrafas de plástico é muito diferente nas águas de marca (Luso, etc.) e nas marcas brancas, sendo que os destas últimas têm vários compostos que fazem com que não seja recomendável reutilizar muitas vezes essas garrafas.
Imagem de perfil

De Descontos a 21.04.2013 às 21:16

Por isso é que acho que é importante começar a ser mais crítica com a informação da embalagem, nomeadamente passando daquilo que nos "quem vender" para aquilo que efectivamente está lá.
Imagem de perfil

De Descontos a 21.04.2013 às 21:16

Por isso é que acho que é importante começar a ser mais crítica com a informação da embalagem, nomeadamente passando daquilo que nos "quem vender" para aquilo que efectivamente está lá.
Sem imagem de perfil

De Ana Dias a 21.04.2013 às 20:49

Em relação à produção de marca branca nada a dizer, tudo o que aqui foi dito não podia ser mais verdade.
Assusta-me muito mais a questão dos ingredientes "escondidos". Tenho um filho de 4 anos com alergia a todos os tipos de peixe e com marcadores alterados que indicam alergia incomum ao marisco... Sempre estive muito atenta aos ingredientes do que compro e até aos próprios medicamentos... Mas realmente assusta-me uma lasanha de vegetais por.ex .) com vestígios de peixes ou mariscos... Acho realmente muito grave.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo S. a 21.04.2013 às 21:02

De facto não se percebe como é que pode uma lasanha de vegetais ter resíduos de mariscos e também de tremoços ou amendoins... fica a sensação de que as mesmas máquinas são usadas para tudo.
Sem imagem de perfil

De Rosa S. a 21.04.2013 às 22:35

As máquinas servem para tudo e mesmo cumprindo as normas de segurança alimentar é impossivel garantir que não possa haver vestigios de outros alimentos tb.processados nesses locais.Ao colocar esses avisos penso que se destina precisamente a evitr problemas em alergias muito graves.Os sulfitos são um conservante que se usam nas carnes e fiambres.
Imagem de perfil

De Descontos a 22.04.2013 às 08:34

Aí está... um conservante quando eles dizem que é um produto sem conservantes.
Sem imagem de perfil

De Ros S. a 22.04.2013 às 12:53

Quando dizem sem conservantes signiica sem conservantes adicionados em quantidades normais (existem normas para as quantidades ) na receita.
Aqui refere vestìgios,são quantidades muitissimo pequenas que não são adicionadas à receita mas que podem existir devido a utilização na mesma fabrica de outros produtos que contêm estes produtos.Vestigios podem ser quantidades na ordem dos p.p.m. ( parte por milhão )que em situaçoes de utilizadores normais não colocam qq. problema.
Imagem de perfil

De Descontos a 21.04.2013 às 21:14

E sulfitos.
Sem imagem de perfil

De Carina a 21.04.2013 às 20:56

Olaa :)

Sinceramente ser marca branca ou marca comercial para mim não me faz diferença absolutamente nenhuma. Sempre comi marcas brancas e provavelmente áte já comi coisas em certos produtos que não lembrariam a ninguém. Para mim não significa nada.

O meu namorado utiliza uma expressão muito engraçada para estas questões de marca branca vs marca comercial que é:

"Depois de passar a goela o rabiosque que se amanhe." :P
Imagem de perfil

De Descontos a 21.04.2013 às 21:13

Carina,
essa expressão é absolutamente hilariante. Já me fez rir a bom rir.

Não concordo, mas já me ri.
Sem imagem de perfil

De susana a 22.04.2013 às 02:36

hihihi o que já me ri com esta!!
Sem imagem de perfil

De Carina a 22.04.2013 às 10:03

Eu também adoro a expressão. Imaginem a minha cara quando ele me diz isto.

Por um lado também percebo a questão de que nem sempre é igual. E sim, não vou mentir, existem produtos em que não é igual. Mas come-se. E ao fim de 10 vezes a comer esse produto já nem se dá pela diferença.

E parecendo que não o preço entre produtos chega a ser bem elevado. O dinheiro que se poupa sempre dá para juntar para viagens (adoro *-*).

Mas acho mal haver sempre pessoas a criticarem outras. cada uma faz como quer, como acha melhor. E temos de respeitar todas as opiniões (apesar de haver idiotas que não têm vida própria'') :P
Sem imagem de perfil

De Fernando a 22.04.2013 às 01:56

Este post só trouxe desinformação.
Esparguete que leva farinha de trigo é um problema desde quando, que saiba o esparguete é todo feito de trigo e todo feito de farinha agora lá porque um fabricante dá uma informação mais completa é prejudicado.

Deve ser melhor comer sem saber o que leva como já se viu e vai continuar a ver.
Outra coisa são as pessoas que ficam todas alarmadas com os E mas se colocar o nome do composto por extenso tudo normal.
Imagem de perfil

De Descontos a 22.04.2013 às 08:38

Considero a sua afirmação grave, acusando-me de publicar "desinformação".

Importa-se de me esclarecer em que medida a informação que coloquei acima está errada?
Sem imagem de perfil

De David a 22.04.2013 às 11:27

Em relação ao exemplo de esparguete apresentado, devo ressalvar que o mesmo não constitui exemplo para todos os produtos de marca branca. Penso que seja esparguete da marca É, uma marca low-cost do Continente, tal como existe a Polegar no Jumbo.

Digo que não constitui exemplo dado que se formos a ver o esparguete Continente já tem outro constituição. O esparguete Dia do Minipreço é fabricado pela Cerealis SA, e não tem farinha de trigo, apenas sêmola de trigo duro.

Resumindo e concluindo, existem marcas brancas e marcas brancas. A marca Pingo Doce no geral é muito boa, tal como a Continente. Já Polegar e É são de evitar pela baixa qualidade dos produtos.
Imagem de perfil

De Descontos a 22.04.2013 às 11:31

Em suma, leiam os rótulos de forma crítica e saibam o que efectivamente estão a comprar.
Imagem de perfil

De Descontos a 22.04.2013 às 11:33

Foi intencional a omissão de marcas. Não é para concluir por uma ou por outra, mas para ser mais atenta/o.
Sem imagem de perfil

De Daniel a 22.04.2013 às 15:54

Todas as massas são produzidas na cerealis,seja da milaneza,nacional,marca branca é,marca dia,marca columbino do lidl,marca pingo doce...é tudo na cerealis!

As bolachas de marca branca tb é produzido na vieira de castro,só muda o nome...e claro que os componentes tb se alteram!

Trabalho numa empresa que faz as caixas para todas essas marcas e vejo bem onde são fabricadas.
Sem imagem de perfil

De Luis Ramos a 22.04.2013 às 18:10

Nem todas as bolachas são fabricadas na Vieira de Castro e nem todas as massas são fabricadas pela Cerealis. O tempo dos Monopólios em Portugal já acabou à algum tempo.

Um produto por ser fabricado num determinado fabricante não quer dizer que seja exactamente igual ao produto de marca. É muito comum colocar "água na sopa" para reduzir custos.

Outro factor que convém ter em atenção é os fabricantes de uma determinada marca branca pode mudar, mudando assim as características do produtos. Existem alguns produtos que são fabricandos por mais do que um fabricante.
Sem imagem de perfil

De Patrícia a 22.04.2013 às 22:15

Ontem vi um post que o leite continente já não era português. Hoje foi dia de compras e tive que ir comprar leite, já ia com essa informação e fui comprovar, eu apanhei leite português. Não sei como está nos outros locais, mas eu comprei em castelo branco e lá ainda é português. Se vai mudar ou não, não faço ideia, mas é melhor confirmarem antes de comprarem!
Sem imagem de perfil

De Hortelã Pimenta a 23.04.2013 às 01:35

Em Salvaterra ha uma empresa de produtos de tomate faz os ketchups para as marcas quase todas, a proprietária principal é a Heinz, cá em Portugal tem a marca Guloso, faz para todas as marcas brancas, a matéria prima é igual, mas fazem com sabores e consistências diferentes consoante o que o cliente quer. No ano passado o Lidl pediu-lhes para fazer um ketchup com sabor campestre, quiseram que soubesse a terra, ninguém na empresa concordou, mas tiveram que fazer pois era a especificação que o cliente quis. Contudo, eles dizem sempre que a matéria prima e método é idêntico.
Sem imagem de perfil

De Rita a 24.04.2013 às 19:07

Já trabalhei na Dan Cake, e além da marca que é, também fabricavam por exemplo palitos de champanhe para o Mini-Preço.
E butter cookies para o Lidl.
As receitas são alteradas de acordo com o cliente quer e com o que está disposto a pagar. Por exemplo no caso dos butter cookies os do lidl levavam muito mais teor de manteiga

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Calendário

Abril 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930


Comentários recentes

  • Anónimo

    Por cá, quando não é possível ser louça, tenho uti...

  • Descontos

    Embora, também seja verdade que há muito que há fe...

  • Descontos

    Excelente. Eu sempre usei louça normal, mas as min...

  • Descontos

    Fantástico.

  • Ana

    Coisa que já faço há alguns anos, há peças que já ...




Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D