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A mensagem recebida:

  

Exmo.(a). Senhor(a),

 

No seguimento da encomenda efetuada xxxxxxxxx com o nº 000000, vimos informar o seguinte:

 

A informação constante do nosso site e relativa ao desconto em cartão a efetuar na compra dos artigos na respetiva encomenda padece de um erro de escrita, porquanto não se queria dizer 100% de desconto mas antes 50% de desconto.

 

Esse erro no percentual do desconto foi detetado aquando das V. encomendas.

 

Nos termos do art. 249º do Código Civil, o erro de escrita revelado no próprio contexto da declaração ou através das circunstâncias em que  a declaração é feita, dá direito à retificação desta. Donde, na situação a que alude V. Exa a xxxxxxxxx tem naturalmente toda a legitimidade para, uma vez verificado o erro de escrita, proceder à retificação desse erro, corrigindo a declaração respetiva.

 

Daí que a encomenda em apreço tenham sido anulada, para permitir  corrigir o erro na percentagem do desconto, situação que comunicamos a V. Exa.

 

Nesse sentido, estando agora a informação do nosso site devidamente retificada, poderá V. Exa proceder em conformidade.

 

Melhores cumprimentos,

 

xxxxxx

xxxxxx


 

A minha resposta:

 

Ex.mo Sr.

 

Os meus melhores cumprimentos.

 

Tendo recebido a missiva supra referenciada, venho informar o seguinte:

 

1. Que não me conformo com os argumentos apresentados por Vª Ex.a, cuja fundamentação se seguirá e por conseguinte, não prescindo da reposição da encomenda nos moldes em que foi efectuada e com a respectiva manutenção em preços e quantidades, como aliás consta de email de confirmação de encomenda.

 

2. Que o disposto legal invocado padece de enquadramento, já que um erro de escrita apenas seria passível de rectificação num contexto em que fosse ostensivo, o que não é verdade. 

 

3. Com efeito, não pode ser invocado um erro ostensivo quando existem  frequentes promoções de 100% de desconto, seja ele imediato, ou por acumulação de descontos em folheto com cupões de desconto igualmente emitidos pelo Continente, no contexto do seu cartão de fidelização de clientes.

 

4. Acresce que o erro de escrita, para ser rectificável teria de ser ostensivo - revelável no contexto da própria declaração ou das circunstâncias em que esta é feita, o que não acontece.

 

5. Com efeito, a própria confirmação da encomenda mantinha todos os valores.

 

6. Não é ostensivo quando a frequência das promoções de 100% de desconto em cartão  tem aumentado a uma periodicidade quase semanal;

 

7. Não é ostensivo quando a existência das promoções de 100% de desconto em cartão tem pelo menos 1 ano (de acordo com a minha memória);

 

8. Não é ostensivo quando, há apenas 1 semana atrás, recusaram a entrega de um produto de 100% de desconto, invocando ruptura de stock face à afluência à promoção (e não um erro de escrita);

 

9. Não é ostensivo quando, noutras promoções, foi efectuada a totalidade do desconto (ou seja, 100%).

 

10. Acresce, que num contexto de promoções concorrenciais, não têm faltado promoções semelhantes com 80%, 80% na segunda unidade, 100% na segunda unidade, 50% em toda a loja, 75% em produtos seleccionados,...

 

11. Em suma, todo o exposto a confluir para uma real expectativa de uma mera promoção agressiva, num contexto de concorrência agressiva, mesmo que com limite de stock.

 

12. Ora, se a declaração do Continente, em vender determinado produto a determinado preço, não correspondia à sua vontade real, então estamos perante um erro que, quando muito, torna o negócio anulável nos termos legais.

 

13. Sem prescindir, é de notar que se trata de erro ao qual a lei sequer concede protecção pois obriga à manutenção do negócio, mesmo que o erro fosse conhecido da outra parte (art. 247º do Código Civil que se dá por integralmente reproduzido).

 

14. Erro que seria sempre indesculpável por grosseiro, face ao exposto em pontos 5 a 9.

 

15. Porque não houve sequer um pedido de desculpas na mensagem recebida, também me pouparei a oferecer a minha opinião sobre formas de relacionamento com clientes. 

 

16. E como recebi uma mensagem de teor legalista, informo V.Ex.as que o não cumprimento da declaração negocial determinará o accionar das entidades competentes e com os efeitos legais.

 

Sem outro assunto de momento,

 

 

O texto é a minha resposta e foi concebido integralmente por mim. Pode ser utilizado livremente de forma parcial ou integral.


37 comentários

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De Eu a 22.11.2012 às 00:00

Era evidente que era um engano e era evidente que não iam vender o produto assim.
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De Mano a 22.11.2012 às 00:19

Poderá analisar no ponto 7 e 9(e em posts anteriores do blog) que não é a primeira vez que vendem com 100% de desconto.
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De Nadia a 22.11.2012 às 01:10

Boa resposta, obtive resposta do genero aquando da reclamação da reposição do valor em falta em cc dos cremes(208% de desconto), respondi anexando os print screens de tdo o processo de encomenda, e foi reposto o valor 15 dias dps.
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De anonimo a 22.11.2012 às 01:20

penso que grosseiro é sim o facto de estarem constantemente a "bombardear" o continente online com pedidos estupidos e reclamaçoes sem sentido de alguem que nao tem mais que fazer se não, andar á "caça" dos erros de uma empresa...
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De mãe a 22.11.2012 às 08:27

Caro anónimo (a)
não esqueça, porém, que os erros não se corrigem, evitam-se. Para mais, o dinheiro que o Continente nos "devolve", fá-lo em cartão, ou seja, assegura que o gastemos lá, e não na concorrência. Por fim, não é uma questão de grosseria, da nossa parte, pelo menos, mas sim uma questão de necessidade, por vezes extrema, que espero nunca venha a conhecer e, no caso vertente, uma questão de Direito. Cumprimentos.
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De pobre a 22.11.2012 às 14:44

es pobre, só pobres é que andam a procura disto
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De Descontos a 22.11.2012 às 14:46

Ser pobre não é vergonha nenhuma nem reflecte o carácter de ninguém. O mesmo não posso dizer da falta de educação.
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De Eu a 22.11.2012 às 09:39

Mais que apoiado. É preciso uma paciência para este pessoal...
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De Pedro a 22.11.2012 às 09:45

Sr. Belmiro por aqui?!? ou será dor de cotovelo? ou falo por mim, mas no último ano fiz todas as minhas compras no Continente, portanto falamos de uns 500€ / mês = 6000€ / ano, a juntar a isso Worten, Vobis, Optimus, Clix, é mais de metade do meu orçamento que fica na Sonae. Acha que seria alguma coisa de extraordinario "darem-me" 200€ de brinquedos?? São meros 3% do cliente fiel que fui. O pedido não é estupido, pois tem fundamento uma vez que decorrem 2 campanhas em simultaneo, e só após este suposto "erro" incluiram no site que as campanhas não eram acumulaveis. E eu tenho mto que fazer, e filhos para criar daí que recorra às compras online, e como visito o Continente 2 ou 3x por semana é natural que apanhe algumas boas promoções. E porque dou valor ao meu tempo, o que chateia mais é ter pouco tempo, perdê-lo a efectuar uma compra e cancelarem-na sem mais nem menos com base num artigo descontextualizado. Como já foi dito tem havido mtas campanhas de 100%, pq noutras lojas tb já existem 75%, 80% e 100%. Quem não tem nada para fazer é que anda a mandar bitaites. Na volta é algum empregado do Continente que em vez de andar a verificar os preços, anda a navegar no horário de trabalho. Acho bem que apertem com o Continente, pq se estes erros cada vez mais frequentes acontecem, é pq algo no interior está mal. Se calhar cortaram nos informáticos, e se tivessem lá bons estes erros não aconteciam em lugar nenhum do mundo.
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De Ana a 22.11.2012 às 10:35

O caro comentador estará, não tarda muito, a pedir à Sonae que lhe pague Subsídio de Férias e de Natal, por ser um tão fiel comprador! Ha ha ha

Faz lembrar um cliente que tive há uns anos, num hipermercado onde trabalhei, que pedia um desconto nas suas compras por ser cliente da casa há mais de 20 anos, segundo ele...
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De Pedro a 22.11.2012 às 11:27

lol
eu tenho plena consciência do que são direitos e deveres, e não sou pedinte. Isto é como ver um preço na prateleira e chegar á caixa e pedirem outro. Só falta dizer que qdo vir um produto mais barato tenho de perguntar se está correcto. Fiz isso há uns anos numa papa de bebé da Nestlé e contactei o Jumbo, Continente e Nestlé para tentar saber o porquê da prática de preços tão diferentes (um vendia a quase metade do preço) e sabe o resultado? Todos aumentaram o preço, como se estivessem combinados. Estas instituições chupam-nos até ao tutano, e como alguém disse ninguém dá nada a ninguém, elas fidelizam-nos, e a nós que temos cabeça, cabe aceitá-lo ou não. Todos nós temos períodos que não podemos dar atenção a algo, e como tal é um facto verídico, e que apenas constatei, deste ano de 2012. Muitas das vezes sou mal servido e fico calado, ou pelos valores insignificantes ou falta de tempo, portanto obviamente numa situação destas é altura de levantar a poeira do último ano. Porque eles dão vales de descontos para gasolina, talões de compras, descontos em cartão, cupões de desconto, é tudo mto bonito para quem aproveita e se fideliza a este grupo, mas e quem não aproveita? Está a pagar tudo a 100%, ou como nos Hiperdescontos, tudo inflaccionado. Nos telemoveis ou internet, há tb quem consiga negociar os seus preços e pague abaixo do mercado, mas comigo foram sempre intrasigentes, por isso tb já mudei. Uns são filhos, outros enteados. No Continente, eles só têm que proceder como sempre fizeram, existe um stock e distribuem-no para quem pediu 1º, qdo acabar, temos pena. Seguir uma linha de actuação e não virem com desculpas miseráveis e querer fugir com o rabo à seringa. Parece-me também que este blog começa a ser invadido por empregados do Continente. ;)
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De Eu a 22.11.2012 às 12:30

A típica mentalidade Portuguesa. A inveja do rico (Belmiro) e a ideia de que se tem de ser recompensado por cumprir o seu dever. Se subscreveu os serviços de uma empresa, seja ela de que grupo for, só tem é que pagar por tal sem pedir recompensas, brinquedos oferecidos ou outros.
E não, não sou empregado do Continente nem do Grupo Sonae. Só me chateia a mentalidade do "direitos sim, deveres não".
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De Pedro a 22.11.2012 às 13:01

Mas não me identifico em nada a essa "mentalidade Portuguesa", já o Sr (a) gostava de saber o que faz neste blog? Se está aqui é pq quer poupar como todos os outros. É daqueles que comenta tudo e todos só a dizer mal? Não tem nada que fazer? Óbvio que quando fazemos uma compra a transacção efectuada ninguém deve nada a ninguém, agora o que eu sempre achei mal é haverem saldos, promoções e diferentes preços dentro de uma empresa seja ela qual for. Não devíamos ter todos os mesmos direitos de acesso a um determinado produto? Só porque um estava distraído ou tem um cartão tem mais direitos que outro? Chama-se uma política responsável a pensar em toda a sociedade. Sendo a empresa que é, com influência no nosso PIB essa responsabilidade é ainda maior, não sou eu ou o Sr(a) que com os nossos "pequenos" deveres que faremos alguma diferença, mas em caso de estar preocupado(a) eu não devo nada a ninguém, porque faço os meus orçamentos/gestão há mais de 12 anos, e não posso comprar não compro, mas não devo nada a ninguém. Também acho correctissimo que paguemos uns pelos outros, uns andaram a gastar o que não tinham, agora paguemos todos a factura. Portanto inveja é coisa que não tenho. Tenho orgulho em ser como sou, onde apesar do meu agregado ganhar abaixo da média a dita crise nos passar um pouco ao lado, pq tenho vários planos de acção, e preparei-me durante vários anos, e vim de uma família de vários irmãos onde soubemos viver com pouco. Qto aos brinquedos é-me indiferente se me os vendem ou não, já comprei o que tinha a comprar. Mas quem dá e tira ao inferno vai parar... e não irei alimentar mais a discusão antes que me torne o típico tuga, tenho de ir produzir... ainda bem que cada qual tem a sua cabeça e sabe pensar por si. Felicidades!
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De Pedro a 22.11.2012 às 13:14

Antes de ir, quero só agradecer a existência deste blog, pois tem conseguido concentrar as promoções e permitiu-me poupar tempo e dinheiro, neste último ano onde tenho andado mais distraído e sem ele não teria conseguido manter o meu orçamento. Por isso o meu obrigado, e continuem com o bom trabalho. Continuarei atento, mas em versão ninja... lol
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De Descontos a 22.11.2012 às 13:21

Leonardo, Michelangelo, Donatello ou Rafael?
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De Descontos a 22.11.2012 às 14:43

E sim, eu sei que sou uma croma por saber o nome das tartarugas ninja.
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De Ana I. a 22.11.2012 às 15:00

LOL
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De SCOOBY DOO a 22.11.2012 às 19:51

Além desses ainda falta o famoso Ninja das Caldas! :P
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De Solita a 22.11.2012 às 17:06

Anonimo mas tbm é muito estranho que de 15 em 15 dias haver erros desses numa empresa.
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De Liliana S. a 22.11.2012 às 02:58

Não é grosseiro ... pois falamos em descontos em cartão, em que o dinheiro é depositado na empresa supracitada, enquanto na concorrência até o fazem em desconto direto como acontece em campanhas que em 6 só pagamos 1, por exemplo... aqui não seriam bem 100% desconto imediato, mas muito mais..... não haverá porque darem motivos descabidos e de suporte legal quando ao mesmo cliente fazem reposições de valores em cartão de 100% ou mais em cartão, e outras vezes dizem não ser possível.... e se na nota de encomenda (confirmação da mesma após finalização) vem mencionado o desconto real do produto (seja 100% ou não) o desconto deveria ser efetuado no dia posterior à compra e não passados 3 semanas como tem acontecido!

Grande resposta "Descontos"!! Assim devíamos todos responder pois talvez fossem mais ágeis e rápidos nos pedidos de cliente do on-line!
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De mãe a 22.11.2012 às 03:48

Muito bem ! :) acrescento ainda que o Continente, em caso de recurso à via judicial (tirando o facto de o dinheiro deles pagar advogados muito melhores do que os dos consumidores lesados) podia ainda ser demandado por culpa in contrahendo e podia ser pedida uma indemnização por incumprimento do contrato de compra e venda celebrado. Mantenho o que já disse, eu não comprei nada com os 100% de desconto, mas acho que estão cobertos de razão.
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De Veruska a 22.11.2012 às 08:34

Dá-lhes com força! :)
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De anónimo a 22.11.2012 às 09:19

Já a minha avó dizia... " ninguém dá nada a ninguém... !
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De Anónimo a 22.11.2012 às 10:55

Como Campanhas de Marketing, Dão!
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De Mafalda Nunes a 22.11.2012 às 10:58

Olá

Belissima resposta.
Uma vez que recebi uma missiva identica acha que posso "usar" a sua resposta? Acho que com os print screen a malta não se safa!

Belissimo trabalho!
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De Descontos a 22.11.2012 às 11:00

Pode usar livremente, editar como bem entender, em suma... use e abuse ;)
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De Sandra a 22.11.2012 às 11:28

o Continente é useiro e vezeiro neste tipo de "enganos" e outras trapalhadas...

http://snapshotsabouteverything.blogspot.pt/2012/07/continente-online-e-o-caso-dos-precos.html
http://snapshotsabouteverything.blogspot.pt/2012/07/continente-online-e-e-desta-que-perdem.html

uma empresa com uma dimensão destas devia ter um cuidado acrescido c/ o cliente, qto mais n seja para se proteger de má publicidade...
enfim...
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De Poupanca a 22.11.2012 às 11:57

Ainda na semana passada contactei por email o continente online a alertar que apesar de as fraldas Dodot 3D estarem com 30% de desconto no folheto «Preços à Continente», no Continente Online não tinha qualquer desconto. O mesmo acontecia com os produtos Iglo.
Meteram os descontos ao fim do dia em que enviei o email e no dia seguinte estava outra vez sem desconto. Não me parece que eles vão tomar a iniciativa de contactar todos os clientes que compraram o produto sem desconto a fim de repôr o desconto em falta.
Confesso que eu própria tive algumas dúvidas de consciência sobre fazer ou não a reclamação, mas optei por reclamar. os Meus motivos são os seguintes:
1 - Acho que o Continente tem obrigação de corrigir a situação, no caso de ser de facto despropositada. Não percebo como é que continuam a reincidir nos mesmos erros sucessivamente e não corrigem o sistema. No Jumbo online isso não acontece.
2 - Também não gostei do tom do email, que no meu caso foi recebido quase às 22h, sem qualquer tentativa de contacto telefónico. Não costumo consultar o email tão tarde e fiz a encomenda para levantar logo após o horário de trabalho, por isso se não tivesse sido alertada por outras pessoas, tinha ido para o Continente fazer papel de parva.
3 - Não foi dada aos clientes a oportunidade de se pronunciarem sobre o assunto. Foi uma decisão unilateral e arbitrária.

Além do mais, não me parece que os donos de hipermercados sofram com estes casos. Não é por acaso que entre as maiores fortunas do país estão 2 donos de cadeias de hipermercados.
Em relação aos erros do Continente, lembro-me de um ditado bem português: «À primeira qualquer um erra, à segunda erra que é parvo, mas à terceira só erra quem quer.»
Cristina, parabéns pelo texto fantástico e pela contínua dedicação. Confesso que fiquei surpreendida pela resposta, porque a Cristina é sempre conciliadora, e não me parece o tipo de pessoa que se envolve em «querelas». Mas aplaudo-a e subscrevo-a na íntegra.
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De Poupanca a 22.11.2012 às 12:18

Tenho algo a acrescentar... Não percebo a indognação de alguns comentários e acho que algumas afirmações são injustas.
Este blog e outros do género fazem muita publicidade gratuita às promoções dos supermercados, que são vistas por milhares de consumidores. Os mesmos supermercados pagam milhares de euros para publicitar as mesmas promoções nos meios de comunicação, oudoors, etc. Portanto, neste sentido acho que os supermercados ganham, e muito, com a existência deste tipo de blogs.
Além disso, nunca vi a autora do blog a incentivar ninguém a cometer ilegalidades ou fazer uso abusivo dos meios de poupança ao dispôr dos consumidores.
Uma vez uma funcionária do Continente chamou-me de oportunista porque aproveitei um desconto 100%. Na altura senti-me ofendida e até humilhada. Mais tarde, passou-me :P
A intenção das promoções não é tentar os clientes a aproveitar oportunidades «únicas» para comprar um artigo a um preço apelativo? não é com esse sentimento de oportunidade/oportunismo que eles jogam? Então porque nós não podemos tirar o máximo proveito disso também? As oportunidades aproveitam-se e aquele que souber criar e aproveitar melhor as oportunidades é o que mais ganha. Umas vezes ganham eles, outras vezes ganhamos nós.
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De Sandra a 22.11.2012 às 12:24

qdo tive a questão de me enviarem um produto em final de prazo de validade e me cobrarem o preço original em vez do q constava na etiqueta q adicionaram ao produto, o que me disseram via telefone é que os preços q constam da factura são os q estiverem em vigor no preciso momento em q registam a compra e não o q consta(va) no site no momento da encomenda, ie: se o preço q se viu no site e q ficou registado em encomenda era de 10€ mas se no momento em q preparam a encomenda p a entrega e efectivamente a registam o preço tiver mudado p/ 20€ - é este valor q nos cobram e n o q aparece na encomenda. Também acrescentaram q podia mto bem acontecer o contrário, ou seja, o preço descer e o cliente ser beneficiado - o curioso é que por mto q eu pesquisasse, tal acontecimento nunca se deu....
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De Isa a 22.11.2012 às 14:00

Esta manhã comprei no Continente 5 embalagens de grelhadinhos de frango da IGLO, com um desconto de 100%!!!! :) (75%+25%).
Não foi engano/lapso do Continente. Não me interessa compreender a razão da "DOAÇÃO"... VEIO GRÁTIS...
Como só comprei isto (e a revista para o vale), a empregada reparou no valor que foi creditado (precisou de 30 segundos para assimilar...) e disse que era uma boa oportunidade!! Nem todas as empregadas nos tratam como se estivessemos a "abusar" do Continente. Provavelmente quando sair, vai aproveitar também a oportunidade.

Outro assunto: Vi no Jumbo um papelito "experimente grátis" no Super Pop Ultra (embalagem pequena e rosada), para os primeiros 1000 pedidos. Não sei se já começou há muito tempo e 1000 ofertas é um n.º relativamente reduzido... acabei por não comprar.

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