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EDP/CONTINENTE

17.01.12

No fundo, o que vou agora escrever, não é mais que uma compilação de comentários em blogs e na página Facebook, onde o tópico tem sido amplamente discutido.

 

Desde o momento inicial, quando li os termos da parceria, avisei: não se precipitem, leiam bem as condições do serviço.

 

Tive conhecimento, pela página Facebook da DecoProteste que estariam a analisar a questão. Provavelmente só tornaram pública a sua posição através da revista (paga). Ou então, a demora prende-se com o facto de, nem a poupança nem o prejuízo, serm assim tão evidentes.

 

O que não compreendo é a surpresa que têm publicitado, nomeadamente com o tal comentário no Expresso, que se tem divulgado pela internet. Isto porque, nada do que foi referido, não está já (desde o primeiro dia) na página deles, devidamente explicitado. Até fizeram as contas para as pessoas que teriam de sair do tarifário bi-horário. 

 

E é esse aspecto que desejo abordar. É preocupante, essa surpresa, diz-me que a pessoas avançam para contratos ou alterações de contratos sem se informarem devidamente. Preferem decidir com base num telefonema ao fornecedor do serviço, que a ler as condições que terão de assinar. O que assinam é vinculativo, o que vos é dito ao telefone nunca conseguirão provar. Por favor sejam mais críticos e defensivos em relação ao que vos é dito verbalmente, especialmente se é pelo fornecedor/vendedor.

 

Pelo menos já fizeram as contas? Já viram que o desconto nem é do total da factura, mas apenas no consumo? Olharam para a vossa factura para ver quanto seria? Tudo isso está explicito na página da parceria. Leiam primeiro, analisem primeiro, decidam depois.

 

É importante que haja auto-responsabilização quanto às decisões que tomamos. Porque no final, é cada um de nós que vai viver com as consequências.


16 comentários

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De Maria a 17.01.2012 às 15:34

:)))) Aí está! Já lá chegaste a essa história da Campanha EDP/CONTINENTE !

Muita gente não leu o interior do Folheto que lhes foi entregue:

"FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA DE CONTRATO DE FORNECIMENTO DE ENERGIA..................................."

Bem, vamos lá a ver, se já temos um contrato com a EDP porque é necessário celebrar um NOVO contrato visto que a empresa é a mesma e que o objectivo é unicamente associar o Cartão Continente para recebermos os tais 10% de descontos ???
Um novo contrato implica em principio novas cláusulas, certo? Resta saber quais são essas clausulas.
Não bastaria arranjarem um documento com as condições desta Campanha visto que ela estará em vigor só até ao final do Ano? E para o Ano que vem qual será o contrato a vigorar e em que condições?

Estranho é tambem essa Campanha ter saído exactamente na semana em que os chineses compraram uma parte da EDP ! Que negociações houveram anteriormente?
Quem ganha ou perde com esta Campanha?
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De CristinaS a 17.01.2012 às 15:40

Maria,

eu sou gaja do norte muito prática. Não vou em teorias da conspiração, apesar de ter imaginação suficiente para considerar um ou dois cenários.

E como sou prática, tento resolver aquilo que está ao meu alcance: tomo a minha decisão e alerto os restantes para tomem as suas, devidamente informados.

Como terás constatado, eu não disse que era bom ou mau. Cada um deverá ler atentamente as condições, fazer as suas continhas e assumir o que decidir.

O que me preocupa por um lado e chateia por outro é este posicionamento: ah! afinal eles estavam a enganar-nos e há novas informações. Tudo que tem sido dito (como se uma surpresa se tratasse) eu li no site deles no 1º dia. O que demonstra que muitas pessoas não se informam devidamente antes de se meterem num contrato vinculativo.
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De Maria a 17.01.2012 às 20:50

pois, eu costumo estar sempre de pé atras mas geralmente o dedo mindinho nao me costuma enganar . Prefiro nao me meter em aventuras. Leio sempre o que assino :)
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De Maria a 17.01.2012 às 21:02

Cristina, tive formaçao sobre a matéria e posso-te dizer que ainda ontem eu e colegas comentámos acerca do contrato e uma delas disse: "chatei-me estar a convencer o que nao me convence!
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De CristinaS a 17.01.2012 às 21:21

Pois.
Eu também não fiquei convencida e mal por mal, fico-me pelo mercado regulado mais um bocadito. De qualquer modo, até isso é relativo. Dado o estado das coisas, nada garante que o mercado regulado termine mais cedo.
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De Anónimo a 17.01.2012 às 15:46

Desconto é sobre o consumo + a potência contratada

Devemos pois equacionar se vale mesmo a pena arriscar um novo contrato em troca por uns descontos provavelmente irrisorios.
Estranho é tambem a EDP que passava o tempo a propor tarifários bi-horarios e agora muitos deles nem vão ter direito a descontos.
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De Maria a 17.01.2012 às 15:47

Desconto é sobre o consumo + a potência contratada

Devemos pois equacionar se vale mesmo a pena arriscar um novo contrato em troca por uns descontos provavelmente irrisorios.
Estranho é tambem a EDP que passava o tempo a propor tarifários bi-horarios e agora muitos deles nem vão ter direito a descontos.
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De CristinaS a 17.01.2012 às 15:50

Exacto

e aí está uma excelente oportunidade para olhar para a factura e ver exactamente o que estamos a pagar e a quem.
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De Poupadinho a 17.01.2012 às 17:02

Pessoal vamos lá a ter calminha, aqui ninguem esta a mentir a ninguem.

Eu pessoalmente posso posso dizer que trabalho para a linha da EDP para adesões desta Campanha EDP Continente e tanto eu como os meus colegas nao mentimos a ninguem, posso desde ja informar que quando um cliente quer aderir perguntamos se é BI-Horario/ Conta Certa / Ou tarifario simples, quando nos informam que são bi horario informamos que a mudança para o novo tarifario ficam a poupar em media 4%, ora sejam vamos la fazer contas, sim de facto existem pessoas que aguardam ate as 22h para puderem meter as maquinas a lavar e usar a electricidade em casa e se cumprirem isto tudo correctamente ficam a poupar ainda mais do que mudando para a tarifa EDP Continente (Que nao poupam nada apenas o 10% do dinheiro que usam para pagar a factura vao receber em vales para o continente).
Mas existe pessoal com bi horario que usa mais o fora de vazio do que o vazio ou seja em vez de usarem a electricidade no periodo nocturno que fica a 0,07 por Kwh usam mais durante o dia ou seja pagam 0,14 kwh, o dobro, se alterarem para a campanha edp continente que o valor é 0,13 por kwh fica mais baixo do que pagarem os 0,14kwh por completo.

Claro que falamos em medias e como ja referi ficam a poupar 3% a 4% claro que em faturas de 15€ a 30€ não é muito significativo mas se for como em casos que ja apanhamos na linha casos de facturas de 150€ compensa, mas amigos, so adere quem quer, ninguem esta a obrigar a nada, simplesmente estao a oferecer estes 10% o que ja é muito bom porque sabem que mais?

Sim a edp não esta a mentir vai ser OBRIGATORIO ate ao fim de 2012 todos os clientes edp universal passarem para EDP Mercado Livre portanto mesmo que não queiram a campanha continente vao para outro tarifario apenas EDP Mercado Livre mas sem os 10% de retorno, voces é que sabem, cada um manda no seu bolso e na sua casa, (Bem isso ja não sei que o PSD ta a dar cabo disto tudo).
Claro que a vantagem do mercado livre é que cada cliente pode escolher a operadora de electricidade que pretende meter em casa sem periodos de fidelização. Concordo com absoluto estou com tanto problemas com essas questoes com a MEo e a Zon que obrigam uma pessoa a ficar com serviço pessimos que nao vejo a hora de chegar o mercado livre, infelizmente ai cada um mete o seu preço e o estado ja nao tem nada a ver com isso com exceção do IVA.

Mais informo a unica indicação que temos e que damos aos clientes na linha é que a campanha de oferta dos vales continente é ate ao fim do ano, em relação ao preço claro que vai aumentar mas apenas porque o iva tambem aumenta, simplesmente isso, voces sabem de algum serviço que não aumente na passagem de ano? Se souberem digam-me.

Em relação a questão dos chineses, não exagerem, não sejam parvinhos, não tratem os outros como os Americanos tratam os Portugueses, como ciganos ok?

Esta campanha ja tinha aval de entrada muito antes de os chineses sequer terem comprado a EDP, qual o vosso problema afinal? Gostariam que antes a EDP fosse vendida aos Alemães? Acordem e saiam da toca! A alemanha e a França é que estão por detras da crise, quem beneficiou com a crise da Grécia? A grande Alemanha que comprou a maioria dos serviços gregos o que fez por eles? Ainda estao em crise!
Nao colonizaram a Europa com os Nazis mas com a suposta crise estão bem lançados.
Graças a deus que foram os chineses! Eles nem representantes tem no Conselho Directivo, a china apenas quis a edp para o mercado Europeu, mas acham que alguem quer saber de Portugal??

Amigos vamos parar de ser uma cambada de burrinhos e passar a pensar 2vezes, manias das conspirações, sao tao desconfiados que quando uma pessoa esta a representar um serviço bom e competente levamos logo por tabela.
Falem de coisas importantes da vida, não façam como os jornais e os Politicos para não falarem de mais desgraças perdem o tempo com a Maçonaria.

Lamento Cristina usar o seu espaço para lavar certos pratos mas tive mesmo que responder, tambem peço desculpa se ofendi a alguem.

Os melhores cumprimentos.

Poupadinho
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De CristinaS a 17.01.2012 às 17:10

Caro poupadinho,

por aqui lavar prato só com a máquina cheia e por 5 cêntimos cada cápsula.

E está visto, que apenas por lerem o blog já demonstram que são pessoas com inteligência acima da média.

E quanto a teorias da conspiração, também não sou dada a elas, mas o diabo da realidade costuma ser mais estranha que a ficção. ;)
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De CristinaS a 19.01.2012 às 14:19

Ontem já começaram a surgir informações de que o tarifário bi-horário também tem os dias contados.
Li que estimam que o impacto do fim do tarifário bi-horário seja uma aumento médio de 18% nas contas.
Isso diz-me duas coisas: que realmente as pessoas têm hábitos de poupança e que teremos mais um valor a acrescer às despesas mensais.
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De Poupadinho a 19.01.2012 às 15:40

Disse ou não disse que teriam que mudar?
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De Monóloga a 20.01.2012 às 22:37

eu gostava de aproveitar para pôr uma dúvida... no tarifário bi-horário, o horário de vazio é das 22h às 7h no horário de Inverno e das 23h às 8h no horário de Verão, certo?
enquanto durar, vou continuar a usar este tarifário, fazendo sempre que possivel alguns sacrificios para usar o horário de vazio...
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De CristinaS a 21.01.2012 às 17:48

Confesso que não tenho ideia. A informação não se encontrará na página da EDP onde tem a informação sobre esse tarifário?

Alguém?
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De Monóloga a 21.01.2012 às 19:21

eu esperava que o poupadinho ajudasse a esclarecer a dúvida. vou-me tentar informar melhor, para não trocar os horários e ser prejudicada.
obrigado na mesma e bom resto de fim de semana!
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De Maria a 22.01.2012 às 03:33

DECOPROTESTE (pelos vistos pouco convencida):

"

Plano EDP Continente: informação incompleta e pouco transparente








1179


15






O Plano EDP Continente não reduz a fatura da eletricidade, dá é descontos no Continente. Depois da campanha, o consumidor sujeita-se aos preços fixados por um novo fornecedor. A informação sobre esta mudança de contrato não é suficientemente esclarecedora.



O tarifário do Plano EDP Continente é rigorosamente igual ao da tarifa simples da EDP Serviço Universal, sendo apenas válido para potências acima de 3,45 kVA. O desconto anunciado em forma de cupão, carregado no cartão Continente, para ser gasto numa loja daquela cadeia de distribuição é, na prática, igual a todos os descontos praticados para fidelizar clientes.

Aderir ao Plano implica aceitar o débito bancário direto da EDP e perder a opção pela conta certa, bem como deixar de utilizar a tarifa bi-horária. Implica sobretudo fazer um novo contrato, passando da EDP Universal para a EDP Comercial. Tal tem como consequência sair do mercado regulado, com tarifas fixadas pelo regulador ERSE, que também tem por missão a proteção dos interesses dos consumidores. Ao entrar no mercado liberalizado, o aderente sujeita-se às tarifas fixadas pela empresa.

É óbvio que a EDP só ganha em ter clientes no mercado liberalizado, onde lhes cobra o que ela própria determinar. Isso pode não ser vantajoso para o consumidor, já que neste momento não se pode considerar que esse mercado seja concorrencial. Esse ponto é especialmente relevante no Plano EDP Continente. O Plano é válido até 31 de dezembro de 2012, e a partir de 1 de janeiro de 2013, os aderentes não mais poderão voltar ao mercado regulado.

A atual campanha não fornece informação importante ao consumidor para tomar uma decisão fundamentada, nomeadamente que está a celebrar um contrato com um novo fornecedor e que entra no mercado liberalizado. Por isso, a DECO defende maior transparência na comunicação da campanha EDP Continente. Exige que os aderentes sejam avisados pela EDP Comercial, num prazo de 60 dias antes de terminar o Plano, dos preços que vai praticar em 2013. Assim, os aderentes poderão comparar os tarifários propostos em ambos os mercados e tomar uma decisão com conhecimento de causa, não descartando a possibilidade de regressar em tempo útil ao mercado regulado. Só desta forma estão devidamente acautelados os legítimos interesses dos consumidores! "

http://www.deco.proteste.pt/servicos-basicos/plano-edp-continente-informacao-incompleta-e-pouco-transparente-s700911.htm



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