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Uma das questões frequentemente colocada é da melhor utilização dos vales de desconto. Quanto utilizamos o vale de desconto, o objectivo deverá sempre torná-lo mais eficaz e aumentar o impacto da poupança.
As minhas regras:
Regra nº 1 - Paciência
Não utilizar o vale de desconto na primeira ida às compras, depois de o receber, é a regra de ouro. A não ser que essa visita seja, precisamente, para maximizar o valor do vale.
Atente à data de validade e aguarde o maior tempo possível por uma promoção da loja no mesmo produto.
Regra nº 2 - Dois descontos é sempre melhor que um
Se aguardar por um desconto ou promoção da loja e nesta utilizar o desconto verá que o impacto do vale de desconto será muito maior. Com efeito, é nestas acumulações de desconto que poderá descobrir que consegue obter o seu produto de forma totalmente gratuita ou quase.
Por exemplo, se o produto custa € 2.00 e a loja faz um desconto de 50% e tem ainda um vale de €1.00, então conseguirá o produto grátis.
Regra nº 3 - Persiga a melhor promoção para o seu vale de desconto
Há que encontrar a melhor oportunidade para utilizar o seu vale de desconto. E se compensar ir a uma loja apenas para utilizá-lo, porque não? Compare os preços entre os diferentes vendedores e planeie uma viagem para esse efeito. Poderá aproveitar para comprar outros produtos que aí são mais económicos.
Regra nº 4 - Menos é mais
A melhor utilização do vale de desconto é aquela que lhe permite o menor preço possível até à próxima promoção. Por isso, recomendo sempre que apliquem o preço na embalagem mais económica. Porém, isso não é verdade quando se trata de produto que habitualmente não tem promoções e que consome em grande quantidade e para qual não tem flexibilidade para mudar de marca. Nesse caso, utilize a regra habitual de poupança - o melhor preço por unidade/capacidade - e utilize o seu vale de desconto. Descontar 1.00 agora ou depois é indiferente - é sempre menos 1.00.
O meu processo:
Começo por verificar o preço do produto nos dois hipermercados que têm lojas online: JUMBO e CONTINENTE. De seguida, faço uma busca do produto ou marca (por exemplo: Fairy) e ordeno por preço.
Rapidamente constato que:
- o meu vale de desconto Fairy Limpeza e Cuidado (€1.00) permite-me uma maior poupança se o comprar no Continente (preço final - 0.99/450 ml);
- o meu vale de desconto Fairy Ultra (€0.75) permite-me uma maior poupança se o comprar no Jumbo (preço final - €1.04/500 ml).
Isto porque, apesar de preferir a marca Fairy para a minha louça, a verdade é que utilizo pouco detergente manual. Por isso, sou flexível na escolha da marca para este produto.
O próximo passo é comparar os preços finais com a compra mais económica. Para mim, essa seria o Detergente Manual Loiça Ultra Lima Continente emb. 500 ml, por €1.40/500 ml.
A escolha está feita. Agora só falta aguardar uma promoção que baixe ainda mais os preços finais ou encontrar outra loja com preços ainda mais baixos.
ACTUALIZAÇÃO 17/01/2012:
O novo folheto continente obriga-me a refazer as contas:
Preço inicial: €7.49 (pack de 2.8l)
Descontos: 1.87 (25% desconto em cartão) + €0.74 (10% desconto em cartão - vale cliente) + €0.75 (vale Para Mim)
Preço final: €4,13 (pack de 2.8l, ou seja, €1,47/litro).
Poupança de 55% + mais económico que a marca branca + redução de embalagens plásticas
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