De Andreia B. a 08.10.2012 às 22:45
Cristina, este post veio numa boa altura, porque vejo tanta opinião diferente sobre este asunto. Se por um lado, vejo que o aprendizado que temos, tem ajudado muitas pessoas e aumentado o número de adeptos desta "filosofia" de vida, por outro lado, vejo muita revolta por essa net fora, de pessoas que expressam sentimentos muito negativos, apelidando-nos de lunáticos, viciados em compras, varredores de prateleiras... E fico por aqui. Confesso que quanto a estes últimos fico cansada!
O que determina a quantidade certa para cada família né? Por um lado, tem de imperar o bom senso, mas por outro, se vemos uma boa oportunidade num produto que sabemos usar todos os meses, não devemos aproveitar? É um equílibrio difícil de se obter, entre a sensatez e o cuidarmos de nós...hehe
Dito isto, concordo com a ideologia do stock e vejo como esta me tem beneficiado. Antigamente, não gostava de ter stock, apenas o essencial, para o mês. Mas desde que conheci este blog a minha visão mudou e quanto tenho poupado nisso.
Essencialmente, temos de investir em quantidades razoáveis para as nossas circustâncias familiares. E se, como a Cristina diz, sabemos que determinado produto, é raro estar em promoção, há que aproveitar.
.
Por outro lado, se um determindo produto, está todas as semanas, ou de 15 em 15 dias em promoção, já podemos ponderar melhor os investimentos e o que trazer para stock.
Eu andei numa fase de juntar detergentes, porque sempre que chegava a hora de comprar detergentes, sabia que ia uma bolada. Um dia destes, contei as doses de detergente que possuía e calculei para quanto tempo duraria. Cheguei à conclusão que não valia a pena comprar mais.
Agora, tenho investido em outros produtos, como itens de higiene.
A realidade é que há opiniões distintas porque na realidade não há uma resposta certa ou errada. Como referiu, cada caso é um caso.
Quando aos críticos. Há pessoas assim, se não fosse isso, seria outra coisa qualquer.
Quando a detergentes, a piada é: agora só cá entram se forem de graça.
A minha estratégia também é ir investindo num produto de cada vez, à medida que as oportunidades vão surgindo. E com efeito, há produtos que há cerca de 1 ano que não compro.
De Andreia B. a 08.10.2012 às 23:06
Agora fez-me rir... Porque às vezes digo ao meu marido na brincadeira "Que fechou a tasca para os detergentes...".... Mas depois acrescento sempre, a não ser que venham de graça, ou poucosm cêntimos...
O problema é que de vez em quando passam por cá umas visitas, e fazem umas compras...

De Helena Carmo a 08.10.2012 às 23:20
Andreia B e Cristina,
Pois, por isso é que já perdi a conta ao que tenho, porque vamos sempre acrescentando os itens gratuitos (detergentes e desodorizantes).
A tentação é grande...e felizmente a garagem também.
Como diria a minha mamã... se é de graça, arranja-se sempre espaço.
De Andreia B. a 08.10.2012 às 23:23
HEHEHE... Eu tenho garagem e sotão, mas ainda não chegou lá... Às vezes é difícil controlar, sobretudo quando se apanha um negócio raro... Confesso, que gosto de comtemplar o me pequeno stock, fico a pensar o quanto vou reduzir o meu orçamento cada mês e sinto-me uma provisora, para a minha família. Foi muito tempo a contar com o desconhecido, a incerteza... Agora, não me falta comida, e posso andar se dinheiro, mas ando limpa e cheirosa...hehe
Eu também tenho sentido que poupo mensalmente, compro para um futuro muito incerto e ainda consigo ajudar a minha família.
Parece que não, mas ver os produtos comprados por preços mínimos e saber que tenho para o ano que de se adivinha difícil, é ter alguma segurança.
De marta c. a 09.10.2012 às 09:57
olá Cristina e Andreia B., queria apenas expressar aquilo que sinto, não acho que sejamos varredores de prateleiras apenas tentamos fazer com que as nossas despesas mensais diminuam um pouco. por norma eu tento fazer stock para 3 ou 4 meses, principalmente detergentes (coisa que aqui em casa tem muito gasto) crianças !!! mesmo com o desconto minimo de 50% não compro mais simplesmente porque a carteira não deixa. cá em casa o homem já acha piada porque no fim do mês existem muitos produtos que não estão em falta. por acaso também estou á espera do dia para puder juntar os talões continente e trazer também os sacos de lixo eco , papel higiénico, rolo cozinha e guardanapos! quem não aproveita não sabe o quanto pouparia! abraço a todas as poupadinhas
De Andreia B. a 09.10.2012 às 10:11
Também estou à espera do dia 15...hehe... Da última vez que tive este cupão,consegui comprar uma embalagem de 8 rolos de cozinha Renova, com 75% e ainda tenho ali 2... Estou na expectativa de conseguir uma promoção similar...Vamos ver...
Às vezes a mim o que me limita também é a carteira. Mas com respeito ao Continente, algo que me tem ajudado é deixar ir acumulando o saldo para as coisas que me interessam, ou para quando a carteira está mais vazia... Sabe bem, não ter que dispor do dinheiro..

Já agora, desculpe estar a ser um pouco intrometida, mas como vão as coisas com a senhora? O marido anda melhor? Desde que falou aqui na sua situação, penso muito em si... Penso que não estou a confundir a Marta...hehe
De marta c. a 09.10.2012 às 10:42
olá Andreia , não esta a confundir. cá por casa vai tudo na mesma dias melhores e dias piores, é preciso ir mantendo a calma. o marido já consegue andar mas só até hora do almoço fica muito cansado com todos os tratamentos a que é sujeito. agora está a ficar mal é da cabeça porque infelizmente este país é uma porcaria e teve alta para trabalhar , quando ele mal anda e se mantem de pé. isto é só problemas e o trabalho dele é muito complicado (função pública). vamos ver como vai ser a partir de dia um, vai fazer mais uma falta, isto enquanto uma junta superior não chega! as pessoas quando o veêm até ficam pasmadas com a situação!
quanto ao blog, não tenho feito muitos comentários porque a net não tem estado grande coisa!
De Andreia B. a 09.10.2012 às 10:44
Que situação Marta... Infelizmente isso deixa qualquer pessoa em baixo. Gostaria de falar consigo em particular, pode pf me contactar para gugutrocadevales@hotmail.com, ou se preferir deixar-me o seu e-mail?
De marta c. a 09.10.2012 às 11:46
já lhe enviei mail, espero que tenha recebido.. esta net está a dar-me cabo dos nervos só tenho 2G!!!! que porcaria. caso tenha recebido pode enviar resposta.
De Andreia B. a 09.10.2012 às 12:25
Já respondi. Não fique stressada com a net, responda quando puder.
De Carla G. a 08.10.2012 às 23:09
Boa noite. Começo por dizer que as pessoas e os comentários têm na nossa vida o peso e importância que lhes der-mos. Só uma vez me manifestei aqui relativamente a esse tipo de pessoas "de mal com o mundo" digamos, não pelo que pensam mas sim porque precisaram de enxovalhar e insultar quem pensa diferente delas...
Eu não serei das pessoas que mais preciso de poupar. Mas de cada vez que faço uma compra em que o hiper não leva a melhor tenho uma sensação de dever cumprido. Boa gestão traz-me satisfação e já contagiei outras pessoas (que por ventura necessitam mais do que eu e bem aproveitam). O meu lema agora é só comprar quando não preciso. Isto, claro está, só se aplica a produtos que têm validade larga. Dantes nem planeava as compras. Por vezes fazia uma lista mas o mais certo era esquecer-me dela em casa. Não tinha a noção da justeza dos preços e claro está gastava muito mais dinheiro do que hoje. Não tenho vícios e este é saudável (mas dá trabalho de pesquisa!). Respeito quem pensa diferente e espero ser respeitada por eles.
Boa noite a todas/todos os bons gestores que passeiam por aqui :-)
De Andreia B. a 08.10.2012 às 23:14
Tem razão, os comentários dessas pessoas, só nos afectam se lhes dermos valor, mas mesmo assim, custa-me ouvi-los porque acho "injusto", sobretudo quando não nos conhecem. Ainda um dia destes li um comentário de alguém que dizia que compravamos com cupões, por sermos viciados em gastar. Tive que lhe responder, porque no meu caso, comecei por fazê-lo por necessidade. Mas mesmo que um dia, a minha vida melhore, não vou deixar de o fazer, porque já não faz sentido gastar o dinheiro que gastava.
E até concordo que sou viciada, mas neste caso em "poupar"...

Há vícios e há vícios. Se o meu é em poupar em vez de gastar, considero-me no caminho certo.
De stela a 14.10.2012 às 11:35
Como vc consegui o desconto de 50%? Eu só tenho um cupão de 25%. Também queria aproveitar, pois já não tenho um único saquinho.
De marta c. a 09.10.2012 às 10:12
lembro-me desse dia, eu também respondi. infelizmente tenho que fazer lista para tudo, traçar caminhos , poupar combústivel etc.. etc. caso contrário já passava fome á muito . estou em casa fez 2 anos no dia 5 deste mês sem qualquer tipo de rendimento, homem em casa doente á 1 ano e filho para criar contas para pagar, etc...
eu sempre fui habituada a poupar e agora muito mais , até para comprar roupa para o garoto só compro com descontos, é o único que tem direito a alguma coisa. todo o resto só chega quando existe mesmo necessidade. saidas não existem e café é em casa tb compro com minimo de 10% desconto) não dá para esticar mais.
De Carla G. a 16.10.2012 às 23:12
Que idade tem o seu filho? Tenho muitas coisas quase novas do meu que estavam destinadas para quando tivesse outro mas como infelizmente não se proporcionou foram ficando por dar destino...
De marta c. a 17.10.2012 às 09:50
Olá Carla G o meu filho fez 8 anos á dias! Percebo perfeitamente eu também gostava de ter outro mas infelizmente não tenho hipóteses para tal.
E está tudo muito bem dito.
Obrigada pelo contributo.
Uma excelente ( e repousada) noite.
De Andreia B. a 08.10.2012 às 23:25
Bons soninhos e não contem carneiros, contém cupões...

De Joana Silva a 08.10.2012 às 23:19
De Helena Carmo a 08.10.2012 às 23:14
Cristina,
Partilha aqui as suas opiniões, sugestões, investindo muito do seu tempo. Quem quiser aproveita quem não quiser....
Também tenho stock, de coisas, como detergentes e produtos de higiene e também de um ou outro produto de mercearia. Talvez até tenha para mais de um ano, ainda não fiz bem as contas, mas com a insegurança atual recuso-me a pensar que daqui a meio ano tenha por exemplo que comprar um detergente a 10 ou 11 euros, se o puder comprar por 2,00 agora e guardar.
Se as empresas fazem as promoções, que me desculpem as mentes criticas mas aproveitá-las é um sinal de inteligência.
Só lamento é que nem todas as pessoas o possam fazer, por não terem condições monetárias.
Obrigada pelas partilhas, não a conheço mas já me ajudou muito.
Enquanto puder e assim o entender, continue que há aqui muita gente a apreciar o mérito e a generosidade deste blog.
É verdade Helena e agora ainda aditou um ponto importante: muitas das promoções apenas estão disponíveis a quem tem, à partida, recursos financeiros para as agarrar. Penso nisso muitas vezes, sabe?
De Andreia B. a 08.10.2012 às 23:25
Infelizmente, é uma triste realidade...
De Mariana a 08.10.2012 às 23:28
Então Cristina somos duas. Comento muitas vezes com o meu marido. Infelizmente só se consegue poupar mesmo quem tiver dinheiro para investir... Felizmente tenho dinheiro para investir e penso sempre nesta máxima: quem tem dinheiro, faz dinheiro!
Já não consigo passar um dia sem vir aqui espreitar o que há de novo e aos poucos e poucos vou criando o meu stock. Se precisava de ter algo assim nos meus arrumos? Não, se calhar vivia bem na mesma. Mas agora até me sinto mal e preocupada se tiver que comprar alguma coisa e esta não está com promoção e se não é possível utilizar vales para baixar ainda mais o preço... Obrigada a todos pelos contributos, pelas partilhas! Sou viciada sim, em poupar que o dinheiro está muito caro!! :)
De Andreia B. a 09.10.2012 às 09:37
Infelizmente Mariana, às vezes nem é só a questão de não se ter dinheiro, é também não se ter acesso à internet... DSe eu não tivesse acesso a ela, não saberia metade das promoções, nem tinha conhecido o Blog. Penso que a net, é algo que ajuda bastante.
Cá por casa, também já não imaginamos comprar tudo a pagar a totalidade. Um dia destes o meu marido foi ao Lidl e não teve desconto em nada. Quando cjegou a casa disse-me que se sentiu super estranho por não ter nenhum produto com desconto e que olhou para o talão e pensou: "Nem um descontinho, nem nada?"...hehehe
É mesmo contagioso!!!
De Mariana a 09.10.2012 às 10:08
Que máximo Andreia! É mesmo esse o espírito! :)
De Andreia B. a 09.10.2012 às 10:14
Pode crer Mariana, o meu marido ao ínicio estava um pouco descrente, mas contra factos não há argumentos e agora é o meu grande camarada... Como moro longe dos supermecados, na maioria das vezes é ele quem vai às compras, na hora de almoço do trabalho. Às vezes pergunto-lhe se ele não fica saturado, mas ele responde amorosamente que não tem nada que fazer na hora de almoço...hehe... E quando todos se unem em poupar... Ter uma equipa ajuda muito.
De Lídia a 08.10.2012 às 23:24
Para mim, uma outra vantagem de ter um stock é não ceder a tentações de compras impulsivas na loja, pois penso logo "já tenho este artigo para x meses. Para quê investir mais dinheiro agora?"
Por vezes, vemos promoções que, à primeira vista, parecem bombásticas, mas depois de analisadas (e é sempre preferível fazer isto como trabalho de casa), não se revelam assim tão boas.
Então, ter stock permite-me ser muito mais racional nas compras!
Uma questão que tenho de trabalhar melhor ainda é a gestão do stock (não a nível do armazenamento em casa, pois felizmente tenho espaço, mas a gestão no consumo dos produtos).
Tenho de intercalar melhor artigos diferentes para não causar monotonia, sobretudo na alimentação. Estou a pensar, por exemplo, em caixas de cereais que comprei a um preço bastante baixo...
De Andreia B. a 08.10.2012 às 23:28
Com respeito aos cereais, uma coisa que faço é nunca comprar muita quantidade, precisamente porque enjoo rápido os sabores e os únicos em que sou mais viciada, são os Chocapic...
Prefiro ir aproveitando diferentes promoções, para variar mais.
Mas tem sempre umas opções, há quem faça bases de tartes, com cereais... Pode fazer uns cabazes, para ofececer...
Nada obsta que intercale com outros. Se não estiver em causa a data de validade, é sempre a melhor solução.
De Andreia B. a 09.10.2012 às 09:39
E ajuda-me imenso nas compras. Ao contrário do que a generalidade das pessoas pensa, eu não sou assim tão boa nas compras. Nos corredores, não sei bem os preços bons/maus/assim-assim. Por isso, ao comprar em quantidade quando está ao preço mínimo, é menos um com que tenho de me preocupar - ou seria, se não tivesse o blog... a IRONIA É DELICIOSA.
De Liliana B a 09.10.2012 às 01:32
Apenas acrescentar que, jamais, em tempo algum, comprar 6 embalagens de gel duche e pagar apenas uma, ou levar uma manteiga e não pagar NADA, jamais pode não ser considerada uma escolha inteligente, aliás, inteligentissima....
Nunca imaginei, nunca mesmo, há uns meses atrás, que teria um cantinho no sotão, para todas estas pequeninas escolhas, não imaginam o que significa para alguém desempregado, onde apenas entra o rendimento do marido, poder ter um stock, ou melhor um "stockinho", que se reflecte em muita poupança....Comparar, ponderar, organizar, poupar, são tudo palavras que agora fazem parte de mim, e que espero vir a melhorar cada vez mais...
De Andreia B. a 09.10.2012 às 09:40
Como a entendo Liliana...
De marta c. a 09.10.2012 às 10:24
concordo 100%, também tenho um cantinho no sotão. e também durmo muitas vezes a pensar nos talões, hoje vai ser um desses dias pois amanha vou utilizar o dos 10% e tentar juntar com alguns produtos de 75% como por exemplo algum brinquedo para dar ao filhote e sobrinhos no natal e talvez umas garrafinhas de vinho para dar aqueles que tantas vezes me estendem a mão.
De Andreia B. a 09.10.2012 às 10:35
Olá Marta, será que me pode dar o seu e-mail? Gostava de falar consigo em particular... Ou então contacte-me para o meu: gugutrocadevales@hotmail.com
Obrigado.