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Desde os primórdios do blog que tenho referido que planear as refeições é a forma mais eficiente de poupar dinheiro. Há vários métodos possíveis: há quem tenha umas folhas impressas todas giras, quem utilize o google calendar ou as aplicações web que começam a surgir até no panorama nacional.

 

Porém, no meu caso, é mais frequente fazer o menu numa qualquer folha de rascunho, em regra com a marmita à frente.

 Planear 5 dias de refeições - o guia para preguiçosas/os 

 

O material

 

Numa folha de papel crie 6 colunas: 1ª coluna para ingredientes, 2ª e seguintes para cada um dos dias da semana (úteis). 

 

O método 


1º Na coluna dos ingredientes coloque os itens que estão no congelador ou nos armários.

2º Faça uma rápida revisão mental do que será essa semana: jantar em casa ou não, almoço com marmita, compromissos. Assim, rapidamente saberá que refeições terá de preparar.

3º Divida os ingredientes pelos dias da semana, tentando criar um menu equilibrado. 

 

Dar um passo em frente

 

Quando se habituar ao básico, pode dar um salto em frente, bastando para isso preparar, pelo menos uma vez por semana, uma refeição que congele bem e que possa ser utilizada na semana seguinte.

 

Querem partilhar os vosso planos semanais de refeição?


1 comentário

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De susana aguiar a 26.09.2012 às 14:50

Também faço ementa, mas normalmente quase mensal.
Alterno sempre peixe com carne.
Faço um lista do que tenho em casa, que vou actualizando conforme as promoções. e depois é só variar: massa, arroz, batata, carne, peixe...


Depois faço também arroz/massa branco(a) sempre a dobrar e guardo numa caixinha no frio para reutilizar!

Deixo sempre uns dias por completar no final da lista, que preencho à posteriori com as refeições que não fiz porque tive um convite de ultima hora, ou porque simplesmente não tive tempo de cozinhar e cometi um pecadito!

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