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Desde os primórdios do blog que tenho referido que planear as refeições é a forma mais eficiente de poupar dinheiro. Há vários métodos possíveis: há quem tenha umas folhas impressas todas giras, quem utilize o google calendar ou as aplicações web que começam a surgir até no panorama nacional.

 

Porém, no meu caso, é mais frequente fazer o menu numa qualquer folha de rascunho, em regra com a marmita à frente.

 Planear 5 dias de refeições - o guia para preguiçosas/os 

 

O material

 

Numa folha de papel crie 6 colunas: 1ª coluna para ingredientes, 2ª e seguintes para cada um dos dias da semana (úteis). 

 

O método 


1º Na coluna dos ingredientes coloque os itens que estão no congelador ou nos armários.

2º Faça uma rápida revisão mental do que será essa semana: jantar em casa ou não, almoço com marmita, compromissos. Assim, rapidamente saberá que refeições terá de preparar.

3º Divida os ingredientes pelos dias da semana, tentando criar um menu equilibrado. 

 

Dar um passo em frente

 

Quando se habituar ao básico, pode dar um salto em frente, bastando para isso preparar, pelo menos uma vez por semana, uma refeição que congele bem e que possa ser utilizada na semana seguinte.

 

Querem partilhar os vosso planos semanais de refeição?


1 comentário

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De pipoca a 26.09.2012 às 14:10

Eu faço sempre a ementa para 15 dias a 1 mês, depende da comida que tenho em casa. Neste momento tenho a ementa feita até dia 15 de Outubro. Normalmente faço assim:
Quando já não tenho carne/peixe vou às compras aproveitando as promoções, quando chego a casa actualizo o inventário do que tenho e utilizo-o para planear as refeições até a quantidade de comida que existe acabar. Assim não estrago comida, pois sei sempre o que tenho e não tenho que me preocupar todos os dias com ''o que fazer para o jantar''.

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