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O que era, para mim, impensável, está a acontecer. Começam a multiplicar-se relatos de situações em que o saldo em cartão Continente foi utilizado ilicitamente. O último é da Poupanças & Companhia.

 

Até haver uma explicação sobre a forma como tal foi possível recomendo algumas atitudes preventivas:

 

- não emprestem a ninguém o vosso cartão;

- confirmem o crédito em cartão;

- se estão a juntar crédito para o Natal (por exemplo), cancelem o rebate do crédito na página da vossa conta, que se encontra no site do Cartão Continente;

- verifiquem que possuem os 3 cartões associados à vossa conta;

- não divulguem, nas redes sociais, imagens dos vossos talões de compras em que constem dados bancários ou dos cartões Continente.

 

Assim que possuir informações adicionais, divulgarei como habitualmente.

 


24 comentários

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De Cristina a 28.08.2012 às 17:28

Houve uma altura em que eu acumulava todos os descontos durante o ano, para despois descontar em Dezembro. Certa altura uma empregada chamou-me a atenção para o facto de poder perder o cartão e lá se iam os euros! Nessa altura, através da página continente alterei o rebate dos cartões para inactivo como sugere a Cristina. A outra hipotese é ir descontando o saldo em cada compra.
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De Andreia B. a 28.08.2012 às 19:01

Desculpem a minha ignorância, mas o que significa rebater o cartão?

Por acaso, ando sempre com cuidado com os cartões, com medo de os perder...Porque é dinheiro que me vai ser útil que anda no cartão, sobretudo agora que deixo acumular algum saldo...Antigamente gastava-o logo na compra seguinte, mas agora tenho vindo a acumular e imaginar essa hipótese... Nem quero acreditar!!!
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De Isilda Costa a 28.08.2012 às 19:19

Significa «descontar». Ao colocar o cartão em «não rebate» vai conseguir acumular os descontos mas não vai conseguir descontar.
Convem fazer isto ao cartão que habitualmente anda consigo e quando pretende guardar o saldo para uma altura específica (para o Natal por exemplo)
Só tem de ter cuidado de trazer 1 dos cartões que não estão bloqueados quando quiser usar o saldo.
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De Andreia B. a 28.08.2012 às 19:24

Obrigado Isilda. Realmente mais vale fazer isso...
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De Sílvia Bacalhau a 28.08.2012 às 17:32

Então quer dizer que já aconteceu a mais pessoas? Eu só ouvi hoje à Poupanças e Companhia:(((
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De iSILDA COSTA a 28.08.2012 às 19:09

Só com a presença física do cartão continente é possível descontar o saldo do mesmo. Se alguém trouxer o nº do cartão (seja um talão de compra, digitalizado no telemóvel ou mesmo que «o saiba de cor») este NÃO vai ser aceite e vai ser informado que pode acumular os descontos da actual compra no prazo de 15 dias.
O cartão ao ser apresentado na caixa é sempre lido no scanner 2 vezes e só se as 2 leituras coincidirem é que é aceite. Se não o procedimento é repetido
A pessoa a quem descontaram o saldo pode pedir na loja para verificarem em que loja, quando e com que cartão foi feito o desconto. A loja só tem acesso aos dados do último mês.
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De Andreia B. a 28.08.2012 às 19:18

Isilda, pelo que li no Blog da Poupanças&Companhia, os casos que existem não são únicos e parecem ter ocorrido na mesma loja, o que indica que deverá ser alguém de dentro do próprio Continente, com acesso aos dados.... Penso que acabará por ser resolvido,mas até lá vai dar muitas dores de cabeça...

Supostamente eles também deveriam pedir a identificação aos portadores dos cartões, mas não o fazem, ou seja, se perdermos um cartão, qualquer pessoa que o encontre, pode usá-lo...
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De Anónimo a 28.08.2012 às 19:27

Comentário apagado.
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De Andreia B. a 28.08.2012 às 21:58

Sim, mas o cartão está associado a um nome e a uma identificação da pessoa, como B.I.... Para evitar situações destas deveria ser solicitada uma identificação e devia de haver uma forma de no sistema se comprovar que o cartão pertence à pessoa...Se bem que depois o tempo de espera nas caixas dobraria...:o(
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De Descontos a 29.08.2012 às 09:07

Isilda,

fui informada que existe um outro procedimento, através de telemóvel e sem a presença física do cartão, mas estou ainda a recolher informações.
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De isilda costa a 29.08.2012 às 10:57

Sim, existe essa possibilidade.
O titular do cartão envia um sms através do seu telemovel uma mensagem a solicitar que este seja associado ao nº do cartão. Posteriormente irá ser contactado para confirmar a identidade e assim quando quiser pode descontar o saldo mas tem de fazer assim: já na caixa envia outro sms a pedir para usar o saldo e depois tem 10 minutos para o fazer senão perde a validade. O sms tem de ser enviado através do nº que já se encontra associado.
Por isso pergunte se há algum nº de telemóvel associado à sua conta ( neste caso o melhor é perguntar directamente na loja do que verificar no site)
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De Descontos a 29.08.2012 às 23:15

Já corrigi a situação que me pediu. Verifique pf.
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De Isilda a 29.08.2012 às 23:26

Obrigada!
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De Maria Vieira a 29.08.2012 às 08:11

Obrigada pela informação... é sempre bom saber estas coisas. Desconto logo na próxima compra.
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De Manela C. a 29.08.2012 às 08:41

Bom dia.
Ocorreu-me agora, a este propósito, outra coisa: e os talões originais que temos de enviar para usufruir de experimente grátis, reembolsos, passatempos e afins?? Não é também essa uma potencial via de fornecimento de dados que podem ser usados ilicitamente??
Isto surgiu-me agora porque ia justamente remeter mais um... Será que se recortar a parte inferior do talão, a referente à identificação bancária do pagamento (onde o cartão de crédito muitas vezes identifica o próprietário...) a participação na promoção continua a ser válida??
O que lhe parece, cara Descontos?
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De Descontos a 29.08.2012 às 08:58

Juro que também me ocorreu isso enquanto escrevia.

A minha conclusão é a seguinte: podemos ter todo o tipo de comportamento preventivo. Isso reduz as probabilidades. Mas eu sou uma fatalista por natureza: se tiver de acontecer, acontece.

Podemos nos munir de imensos cuidados e depois deixar cair o cartão na rua ou ser assaltada (como já me aconteceu).

Por isso, claro que é um risco. Até porque, no caso do Continente, se pagarmos com cartão bancário, a informação vai toda lá porque é aí que está a data da compra e sem ela não nos aceitam a participação.

É a mesma coisa com o envio de NIB para reembolsos.

É um sempre um risco e cada um de nós terá de ajuizar se o risco é aceitável ou não.
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De Manela C. a 29.08.2012 às 09:08

Continuando a reflexão, Descontos...
Se tiver um talãozito do Continente perto de si (de momento é o único que tenho, não sei de cor a apresentação dos demais) siga pf o meu raciocínio:
imediatamente abaixo do código de barras está a identificação da data e do comerciante... o que será preciso para a participação ma promoção... mas a partir daí são dados pessoais que escusamos de estar a fornecer e que a meu ver podem ser "cortados" - a saber:
- identificação portador e cartão crédito (parcial)
- saldo do CC

Qual o veridicto? Perguntamos à PACSIS???
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De Descontos a 29.08.2012 às 09:00

Continuando...

Sentir-me-ia muito melhor se houvesse uma explicação clara para o sucedido.

Eu própria, com a compra dos gel DOVE estou com muito dinheiro em cartão e, como tal, tenho bastantes receios. Tantos que considero tentar comprar cartões presentes com o crédito.
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De Manela C. a 29.08.2012 às 09:11

eh lá, que sincronismo!!
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De isilda costa a 29.08.2012 às 11:05

Não vai ser possível porque quando compra o cartão presente não pode apresentar cartão continente.
Só pode apresentar o cartão continente quando quiser gastar o dinheiro que tem no cartão presente.
É que o cartão presente não é efectivamente uma compra é apenas outra forma de pagar.
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De Framboesa a 29.08.2012 às 09:10

Eu nunca acumulo, gasto logo..Há sempre umas letras pequeninas que dizem qualquer coisa do tipo que podem mudar as regras e tal...sei lá se esta mudança de regras n implica perder o saldo ou deixar de haverem cartões?....por isso gasto sempre tudo. :)
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De Cristina a 29.08.2012 às 09:23

Eu quando envio os talões para participação de campanhas reembolso grátis nunca envio os meus dados pessoais! Corto sempre a parte de baixo do talão de supermercado, a seguir
à data e até hoje nunca deixaram de me reembolsar por causa disso.
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De Manuela C. a 29.08.2012 às 09:40

Obrigada, Cristina.
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De Maria Ribeiro a 30.08.2012 às 16:46

Depois de ler todos estes comentários percebi porque me desapareceu saldo no cartão que eu costumava acumular.
Agora sempre que faço uma compra e fico com saldo aproveito apenas a parte do talão onde está o valor do saldo e guardo na carteira junto ao cartão do Modelo e na compra seguinte verifico no visor se o saldo é igual à quantia do talão e desconto de imediato.
Nunca mais acumulei porque fiqei desconfiada. Afinal as minhas desconfiançs não eram infundadas. Obrigada pela partilha da informação.
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De Tiago Serra a 02.02.2013 às 14:52

http://www.tugaleaks.com/continente-vulneravel-ataque.html

Fica aqui infos sobre o cartão continente e a sua vulnerabilidade.

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