Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A secção de troca de vales começa a ser um pedido persistente entre quem lê. Tenho tentado desviar os pedidos para um grupo de trocas que já existe no Facebook e que tem bastantes leitoras/es do blog. Importa referir que nada tenho a ver com a moderação do referido grupo que está nas mãos muito capaz da sua criadora.

 

Paralelamente, bastantes trocas são concretizadas através do mural da página Descontos - O Blog, no  Facebook. Tornou-se um meio eficaz porque as pessoas publicam a sua oferta e vão sendo notificadas quando existem respostas. Parece-me que tem funcionado bem. 

 

Porém, claramente as/os leitoras/es do blog sem conta no Facebook ficam sem essas possibilidades de troca e começam a reclamar uma solução dentro do blog. Reclamam e com razão. 

 

Eu sempre fui um pouco adversa à introdução de qualquer tipo de mecanismo de trocas de vales de desconto associado ao Descontos pelas seguintes razões:

 

1. Não tinha pensado num mecanismo eficaz de o concretizar, dentro da dinâmica do blog.

2. Não sou romântica ao ponto de pensar que aqui não chegarão pessoas desonestas.

3. Não tenho tempo disponível para moderar trocas de vales de descontos.

4. Não tenho tempo disponível ou disponibilidade emocional para gerir "conflitos" relacionados com trocas de vales de descontos.

5. Tenho muitas reservas quanto aos riscos relacionados com a troca de dados pessoais entre pessoas que não se conhecem (nomeadamente nome e moradas).

 

Tendo dito isso, a Andreia teve uma ideia genial: descomplicar e usar um link para um único post em que os comentários serão as trocas de vales de descontos. As trocas são da responsabilidade de quem as faz, com os riscos inerentes. Não há qualquer tipo de moderação.

 

Sem prescindir dos 5 pontos anteriores, percebi que essa estratégia rapidamente poder-se-á tornar ineficaz, sob o ponto de vista prático, porque levará a que as pessoas andem à procura do seu comentário entre dezenas ou centenas deles.

Poderia ultrapassar-se tal dificuldade com um post mensal de trocas. Desta forma, tudo que ultrapassasse o dia 1 de cada mês, constituiria arquivo.

 

Estou em fase de reflexão e gostaria de saber a vossa opinião e ouvir as vossas sugestões.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 08.07.2012 às 21:12

Olá Cristina,

Aquilo que escreveu fez-me reflectir e de facto para funcionar a troca de vales, teria de todos os meses colocar um tag para trocas, caso contrário seria dificil achar todos os comentários.

Com respeito aos perigos inerentes, confesso que não tinha pensado muito nisso, talvez seja um pouco "ingénua" e ache que todos os que seguem o blog agem com boa fé. Quero acreditar que sim,pois tenho encontrado neste blog e nos seus seguidores, pessoas que me parecem genuínas em ajudar uns aos outros nas poupanças e por aí adiante,mas como a Cristina disse, não podemos ter a ideia romântica de que todos serão assim.

Sendo assim, penso que se levar a ideia avante, será mesmo importante a troca de vales e respectivos conflitos que poderão surgir, ficar exclusivamente ao encargo dos seguidores, sem meter a Cristina ao "barulho".
Imagem de perfil

De CristinaS a 08.07.2012 às 21:36

Andreia,

Talvez a minha ingenuidade se tenha "esfumado" com as primeiras situações em concreto. Elas existiram e estragam completamente a experiência de todos.
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 14:02

Cristina,

Quando falei na ingenuidade, estava a referir-me a mim própria, de que eu sou um pouco ingénua e por isso acho que por norma as pessoa agem com boa fé. Não me estava a referir à Cristina. :o)
Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 14:03

Eu compreendi isso, não se preocupe.
Imagem de perfil

De CristinaS a 08.07.2012 às 22:01

Outra preocupação são os contactos entre quem quer trocar. Inevitavelmente vão ter de passar a email, mas uma das pessoas tem de deixar aqui o seu email - publicamente - para que o outro o contacte, certo?

Não me ocorre outra forma.
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 14:02

Pois tem razão.
Sem imagem de perfil

De Joana Rui a 08.07.2012 às 21:15

Boa noite.

Não sou muito apologista das trocas de vales de desconto via internet por um único motivo: os portes.
Valerá a pena? Eu troco muitas vezes com familiares e amigos com quem estou frequentemente, mas por correio não me convence.
Imagem de perfil

De CristinaS a 08.07.2012 às 21:37

Joana,

seria para os interessados e nada mais. Eu também prefiro as doações entre familiares.
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 14:04

Eu por norma também troco com os familiares e amigos, mas mesmo assim, às vezes existem alguns que ninguém quer e podiam se uteis a outras pessoas.

No caso dos portes de envio, é óbvio que só se justificaria se trocassemos vários vales. Um selo custa 0,32€. Por isso, o que trocaríamos em vales, teria de compensar esse valor.
Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 14:05

Sim claro, pode ser muito útil, em especial para quem deseja, por exemplo rentabilizar a compra de uma revista como a Saberes & Sabores.

Sem imagem de perfil

De Kitine01 a 08.07.2012 às 21:54

Penso que é uma boa ideia e não custa nada tentar. O ideal seria validar uma lista de pessoas sérias com as quais é seguro efetuar uma troca. Tudo o que tem a ver com a transação é da total responsabilidade das pessoas envolvidas. O elemento seguro seria verificar se a pessoa tem o seu nome na lista negra ou na lista verde. Podemos sempre fazer uma experiência de um mês e se surgirem complicações abandonamos a ideia.
No meu caso, não tenho ninguém com quem partilhar os meus vales e custa-me deitá-los ao lixo. Até podia dá-los a alguém mas nada me garante que essa pessoa vai realmente usá-los . Quem segue este blog saberá certamente aproveitá-los da melhor forma.
Imagem de perfil

De CristinaS a 08.07.2012 às 22:00

E quem gere essa lista de idoneidade?

E se quem dá a informação é a pessoa faltosa, mentindo sobre a sua participação no negócio?

Sim, eu sei, liguei o complicador.
Sem imagem de perfil

De Kitine01 a 09.07.2012 às 08:24

Precisamos de um site... o blog está a ficar limitado para tantas ideias Assim já podíamos ter mensagens privadas no próprio site... Já sei, estou a sonhar muito alto lol
Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 08:34

Kitine,

realmente isso era sonhar alto, de vez em qaundo dou-me a esse luxo. As ideias são tantas.

Quem me dera poder fazê-lo ;)
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 14:07

Cristina, está feita...hehe

Qualquer dia colocamos uma tabuletes aqui no site, tipo manifestação a pedir "Siteeee", "Siteeee"...O problema é que tínhamos que lhe pagar um salário, porque teria de se dedicar exclusivamente a isto...ehehehehehe
Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 14:16

Bem, a julgar pelas visitas de Junho (140 000), só precisava de 1 cêntimo por cada visita. Já ficava arrumadinha e ainda ía para o hiper fazer compras só para testar as acumulações ;)
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 14:21

Eh pá.... Realmente... Qualquer dia dedica-se exclusivamente a isto...

Não sei se é seguidora de receitas, mas conheço uma senhora, que começou com um blog de receitas, e já lançou 2 livros, já aparece na tv e colabora com o site Para Mim...

Pensado bem Cristina...Olhe que não lhe calhava nada mal...
Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 14:23

A fantástica Joana Roque? Claro que conheço. Sigo os blogs dela há anos.
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 14:29

Sim, ela mesmo... Também sigo o blog dela... Aliás eu detestava cozinhar e desde que comecei a seguir blogs de receitas, fez-se luz na minha vida...Agora cozinhar é um prazer....
Sem imagem de perfil

De Kitine01 a 09.07.2012 às 14:29

Breve recebe uma chamada da TVI a convidà-la para partilhar a sua experiência com este blog e falar sobre a loucura dos descontos lol
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 14:30

Eu também axooooo que ximmmm...
Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 14:48

Kitine, já fui convidada pelos 3 canais, mas confesso que ainda não vi darem tempo e espaço suficiente a quem vai para fazer o que eu acharia útil acrescentar ao que já foi dito. E confesso que admiro a coragem da Orquídea e da Mónica para darem a cara.

Eu nunca pude aceitar porque esse reconhecimento iria interferir com a minha actividade profissional.

Mais, sempre fui muito protectora da minha imagem. Mesmo na vida profissional que tenho, fujo a sete pés de mediatismos.

Por isso, fico-me aqui onde os únicos constrangimentos são os da plataforma e do meu escasso tempo livre.

E onde a companhia é agradável.
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 15:16

Acho que está a pensar bem Cristina.

Por um lado os programas, não dão tempo suficiente às pessoas que lá vão, para explicar tudo como deve ser;

Por outro lado, acho que faz bem salvaguardar a sua privacidade;

Para nós, basta termos o seu trabalho e as suas dicas preciosas. E já temos bastante a agradecer-lhe pelo tempo que dedica a este blog e pelo trabalho que faz.
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 15:24

Bem, eu hoje estou muito conversadora.

Ainda com respeito ao que escreveu sobre não ir à tv, eu também acho que ainda existe preconceito em relação a quem usa cupões.

Quando falo do que faço a algumas pessoas, olham para mim como se fosse alguma "maluquinha", e dão aqueles risinhos de xacota...

Mas quando lhes digo o que tenho poupado com o uso de cupões e por aproveitar promoções, o riso transforma-se numa boca aberta e num ar pensativo...HEHEHEHE

Inclusivamente, já me têm vindo pedir dicas e já tenho ensinado a algumas pessoas algumas táticas...

Enfim, para muitos a ideia de andarmos com os cupões no supermecado, transmite a ideia de sermos uns coitadinhos... Enfim... Nem todos têm o discernimento de perceber que coitadinho é quem paga tudo por inteiro, ao invés de poder pagar menos...hehehe
Sem imagem de perfil

De Kitine01 a 09.07.2012 às 16:04

Tento sempre ser discreta com os meus cupões mas por vezes vejo as pessoas a olhar para os meus cupões com ar de interessados ou ficam fixamente a ver o valor das minhas compras a baixar a medida que a menina da caixa introduz os meus vales... dà-me vontade de rir. Mas prefiro ser discreta e não comento muito com os meus amigos. O dia em que o assunto surgir talvez lhes dê algumas dicas lol
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 16:10

Infelizmente, acho que também vou começar a falar menos disso... Porque eu é que pareço alguém "do outro mundo" por usar cupões...Hehehe

Quanto aos olhares interessados, já tenho notado isso... As pessoas ficam com uma ar intigrado, como se tivessem a perguntar:"Onde é que a mulher arranjou tantos cupões?!".

Um dia destes ri-me tanto no meu íntimo, quando fiz uma compra de tampões, em que o valor total seria de 7,96€ e paguei apenas 1,94€. A menina da caixa ficou boqueaberta a olhar para o talão, quase estática... Vim-me a rir sozinha pelo caminho...

Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 16:12

Sim, sim, mesmo dentro da minha família tive esse tipo de reacções. Até cheguei a fazer um post sobre "os outros", mas depois dos primeiros produtos grátis, isso passa ;)
Sem imagem de perfil

De Kitine01 a 09.07.2012 às 09:00

Precisamos de um informático com boa vontade para nos ajudar Vamos colocar um anuncio: Precisamos de um informático com boa vontade para criar um site operacional capaz de dar asas a nossa imaginação e que consiga organizar todas as nossas ideias de poupança!

Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 10:09

Não Kitine,

não é o informático que me falta. Isso seria o mais fácil, por estranho que lhe pareça. É o tempo para organizar toda a informação.

Qualquer pessoa consulta os folhetos. Mas só a transversalidade e cruzamento de informação é que permite obter descontos significativos. E para isso é preciso tempo.
Sem imagem de perfil

De Kitine01 a 09.07.2012 às 10:21

Mas se o site permitisse às pessoas criar os tópicos e colocar diretamente a informação relevante, bastaria apenas moderadores para controlar o correto funcionamento do site. Não?!

Realmente, é só uma sugestão porque não sei ao certo qual é o trabalho que há por detrás Uso e contribui-o muito em sites franceses deste género em que por vezes encontro ofertas fantásticas E o funcionamento é muito prático e acaba por haver imensa informação porque toda a gente consegue contribuir.
Imagem de perfil

De CristinaS a 09.07.2012 às 10:28

Não, ficaria demasiado poluído por repetições, descontos geograficamente muito delimitados, publicidade e informações erradas.

Há bastante moderação por detrás das publicações.
Sem imagem de perfil

De Raul a 09.07.2012 às 12:02

Acho que se referem a um fórum.
Criavam-se tópicos e dentro de cada um, os assuntos iam-se desenrolando... :)
Sem imagem de perfil

De Ana a 09.07.2012 às 10:06

Eu costumo trocar vales com familiares mas quando não os há e o prazo está a terminar, coloco os meus vales junto aos produtos a que correspondem, no supermercado. Assim, quando alguém for pegar no produto, leva o valezinho para descontar (: Não ganho nada com isso mas também não fico com o peso de os deitar fora.

Mas a ideia do post mensal parece-me bem. Os riscos existem, claro, mas cada um decide se os pretende correr ou não. Eu, pessoalmente, não me imagino a fornecer os meus contactos mas se há quem o faça no facebook, não me parece que seja muito diferente no blogue ;)
Sem imagem de perfil

De Susana a 09.07.2012 às 12:30

Olá...gostaria de deixar aqui o meu testemunho, eu há 2 ou 3 meses que troco vales com várias pessoas de várias páginas do facebook...e até ao momento, e não digo que no futuro não possa haver problemas, mas até ao momento tenho recebido tudo o que troco...em relação à situação de se vale a pena derivado aos custos com os selos e assim, eu nunca ttroco vales sem ser para produtos que realmente uso, e a partir de um determinado valor, que compense pelo menos em dobro ou triplo o valor do selo, se não não vale a pena...o mesmo se passa na aquisição de revistas, só para obter um vale, que muitas vezes o valor é mais baixo que o preço da revista...e julgo que em ralação à moderação e responsabilidàde da troca fica sempre ao encargo da pesooa que troca...as moderadoras de blogs ou páginas, simplesmente passam a informação, e muito útil diga-se de passagem, e não as devemos responsabilizar...a forma mais fácil que acho em relação à existência de um link ou não para trocas, eu deixava isso só em aberto na página...por exemplo para que as outras pessoas pudessem publicar os vales que têm para troca e deixar fazer a ttroca entre si...:)
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 09.07.2012 às 14:17

Após ler todos os comentários, vejo que é mais fácil idealizar, do que colocar na prática...hehe... E realmente a Cristina tem razão, quanto à lista de pessoas idóneas, quem determinaria que uma pessoa era séria e a outra não? E nesse campo, já iria implicar que a Cristina agisse como moderadora...

Alguém também falou na ideia do fórum e parece-me boa.

Eu já me tentei inscrever num que existe para troca de vales, mas depois de fazer a inscrição, não consegui aceder ao mesmo e ficou tudo em "águas de bacalhau".

Quanto à ideia de colocar os vales que não usamos no supermecado junto aos produtos, a ideia é boa, mas nem sempre conseguimos ir aos supermecados fazer isso.

Desde que comecei a usar vales, custa-me muito ter que deitar fora os que não uso.

Por exemplo, eu tenho vales para produtos de bébé... e não tenhi nénens, nem pessoas próximas que os tenham... Custa-me muito pensar em deitar esses vales fora, porque sei que os produtos para as crianças são caros e que deve haver por aí muita mãe, que de bom grado aceitaria os vales...

Daí, ter pensado na troca de vales, com os seguirdores do blog.
Sem imagem de perfil

De Paula L. a 10.07.2012 às 21:33

A mim por exemplo dava-me um jeitão esses vales para produtos de bebes, a minha filhota ta quase a nascer e ja com outros 2 filhotes em casa é sempre bem vindo bons descontos, so consigo arranjar alguns e que normalmente so deixam pedir 1, tento aproveitar para comprar esses produtos quando surgem com 50% e tenho andado a fazer o meu stock. Por isso tambem concordo com a ideia de se poder fazer uma troca de vales :)
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 11.07.2012 às 09:59

Bom dia D. Paula L.

Eu possuo alguns vales para artigos de bébé, nomeadamente:

» 2 Vales de 1,5€ cada, para Leite de Crescimento Aptamil,a partir dos 12 meses (NOTA: Válido apenas para as lojas Lidl e com validade de 15-07-2012);

» 1 Vale de 0,40€ para Farinha Láctea Blédina (NOTA: Válido apenas para o Pingo Doce e com validade de 31-12-2012);

» 1 Vale de 0,30€ para a Gama Iogolino Multifrutos, tipo papinhas (NOTA: Válido apenas para o Pingo Doce e com validade de 31-12-2012);

Se tiver vales para troca, poderíamos trocar entre as duas... Se não tiver nada para trocar,eu ofereço-os na mesma.

Se estiver interessada, deixe aquim um comentário e depois mando-lhe o meu e-mail, para falarmos em privado.

Desejo de felicidades para a futura menina e para os seus dois filhos.
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 11.07.2012 às 10:01

Escapou-me um vale... Também tenho 1 vale de 0,60€ para 1 Litro de leite Alpro Bebida de Crescimento, válido até 15-09-2012, em qualquer supermecado.
Sem imagem de perfil

De Paula L. a 11.07.2012 às 10:49

Bom dia Andreia B. , obrigada :) , a mim interessava-me o da bledina e do iogulino, os do aptamil é pena a validade ser tão curta e o produto so poder ser consumido daqui a 1 ano, no meu caso.
este é o meu mail paula.a.lourenco@sapo.pt
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 11.07.2012 às 11:02

Já mandei e-mail para a senhora.

Realmente tenho tido dificuldade em dar os vales da Aptamil... Acho que vou acabar por ter que deixá-los no Lidl, se bem que, até dia 15 não devo conseguir passar lá...
Sem imagem de perfil

De Marisa a 31.07.2012 às 09:34

Gostaria de saber se alguém tem para troca um vale que dê para usar em qualquer produto Pantene.
Tenho muitos vales de variados produtos e marcas que poderei trocar, é uma questão de pedirem para ver se tenho o que pretendem.
o meu contacto: marisas@iol.pt

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

301





Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D