Vamos a lâmpadas, ou o que acho que aprendi nas minhas deambulações:
- há LED e LED e há LED francamente fraquinhas;
- dado o custo, é arriscado está a comprar sem conhecer a qualidade ou a marca.
Coisas tek...
- 8W numa lâmpadas gasta o mesmo que 8W noutra lâmpada; por isso, o objectivo é ter o máximo de luminosidade pelo menor número de W, o que não é um balanço fácil;
- lumens é igual a luminosidade, por isso, quanto mais lumens, mais intensa é a luz;
No fundo W é o quanto precisamos para iluminar X lumens.
Depois, há cor branca e cor amarela. Geralmente as pessoas preferem cor branca para locais como a cozinha e casa de banho e amarela para salas e quartos. Eu optei pela cor branca no quarto - parece dia - mas é inteiramente pessoal.
A escolha das lâmpadas depende muito do espaço e de preferências pessoais. Utilizando como exemplo a minha escolha: quarto e cozinha com casquilho E27; ambos os locais com 2 lâmpadas cada.
No quarto tinha 2 LED deste género: (
http://www.ebay.com/itm/G9-E27-E14-220V-White-Warm-White-3W-48-3528-SMD-LED-Corn-Light-Bulb-Lamp-/290812827114?pt=US_Light_Bulbs&var=&hash=item43b5cb95ea); pensei que o nº de quadradinhos se traduziria em mais luz, mas depressa concluí que não. Também pensava que ao circundarem toda a lâmpada não teria problemas como um foco muito direccional, que acaba por ser o problema de algumas LED (especialmente as GU10).
Por isso comecei a procurar lâmpadas LED que tivessem mais luminosidade. Decidi experimentar as que "publicitei" porque eram as mais baratas para um valor aproximado de 500 lúmens e diziam ser equivalentes às incandescentes de 40W.
Se calhar, para muitas casas nem seria necessário tanto (8W - 470 lúmen), mas o pé direito da minha casa é considerável eu leio bastante no quarto (em especial no inverno) e gosto de bastante luz na cozinha.
Espero ter ajudado, mas também confesso que estou em fase de aprendizagem.