Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Para muitas pessoas (famílias ou não) o título não será descabido e já se contam os tostões até chegar o pagamento do próximo salário. E como o mês não fica mais curto, há que tentar encontrar formas de "esticar o salário":

 

1 - Comer dos armários e do frigorífico

Planeie um menu de refeições para a próxima semana, em função do que tem nos armários e frigorífico.

 

2 - Disfarce a falta com a fartura

Com crianças as coisas são sempre um pouco mais complicadas. Mas poderá ser possível usar de alguma criatividade. Por exemplo, disfarce a falta de queijo e fiambre com um lanche com panquecas ou scones, ambos fáceis de fazer e capazes de fazer as delícias de qualquer miúdo. Umas panquecas demoram poucos minutos a cozinhar e levam apenas 1 caneca de leite, 1 caneca de farinha, 2 c. sopa açúcar (ou a gosto) e 1 ovo. Já agora, as panquecas comem-se muito bem frias pelo que podem ser utilizadas em lanches para a escola.

 

3 - Um dia sem carne e sem peixe

Se numa refeição servir apenas 1 sande com um prato de sopa, ninguém irá passar fome e provavelmente será uma refeição extremamente saudável. Se servir arroz branco com feijão estufado isso não é vergonha nenhuma. Aliás, devo acrescentar que arroz branco com feijão preto (uma lata de 800 gr custa menos de €1.00) é a minha refeição preferida.

 

O mês não irá ficar mais curto, mas poderá ser que consiga "fazer render" o pouco que tem. 


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos Rodrigues a 26.10.2013 às 17:53

A nossa triste realidade é mais triste ainda porque é a minha realidade...
Imagem de perfil

De Descontos a 26.10.2013 às 18:23

Um forte abraço deste lado, caro Carlos.
Sem imagem de perfil

De Patrícia a 26.10.2013 às 18:02

eu tive um mês em que tive a contar as moedas para comprar papel higiénico, foi o pior mês que tive...
decidi que as coisas não seriam mais assim, graças a descontos e ao caça promoções consegui começar a poupar nas compras, tanto que já tenho um stock feito, dentro das minhas possibilidades. Agora não gasto muito nas compras, comparando com os meses anteriores, e isso ajuda imenso no final do mês.

Obrigada Descontos, e obrigada Caça, sem vocês a vida seria muito mais dificl
Imagem de perfil

De Descontos a 26.10.2013 às 18:23

Obrigada pelo testemunho Patrícia.
Sem imagem de perfil

De rute a 26.10.2013 às 19:59

Eu tb já n gasto mto em compras, já tenho um bom stock de shampoos, detergentes, gel de banho pastas dentifricas, c estas dicas q eu leio!!!!e ás vezes n aproveito mais por preguiça, é verdade, como trabalhei mto tempo no comercio, "fartei-me"!!!!!bjinhos e força todos!!!
Sem imagem de perfil

De Daniela a 26.10.2013 às 18:51

Infelizmente a maior parte das pessoas não vive, apenas sobrevive com pouco.
Eu todas as semanas faço uma panela de sopa com bastantes legumes e apenas faço algumas refeições com carne ou peixe. Tento sempre aproveitar as promoções mas também não compro apenas por comprar (até nas promoções sou contida).

Um prato que fiz uma vez com sobras que tinha no frigorífico tornou-se um dos meus preferidos. Se alguém quiser experimentar fica aqui a receita

Só precisam de arroz, um caldo knorr, uma cenoura, feijão manteiga e linguiça (eu uso aquelas embalagens de 4 da stec do PD). (aumentem os ingredientes conforme o nº de pessoas)

Cozam o arroz com o knorr e um pouco de sal. Cortem a cenoura em bocadinhos pequenos e cozam em agua e sal, e quando estiver cozida juntem o feijão manteiga (de lata) só para o aquecer. Cortem a linguiça às rodelas e fritem (frita na sua gordura). E pronto!

Coloquem o arroz no prato, coloquem o feijao e a cenoura e a linguiça e envolvam tudo. O arroz não fica insonso porque tem o knorr e a linguiça acaba por também dar sabor.

Continuação de um bom trabalho :)
Imagem de perfil

De Ocupadíssima a 28.10.2013 às 14:57

É uma excelente ideia ,pena que ñ coma linguiça.
Sem imagem de perfil

De marta c. a 29.10.2013 às 16:08

O Daniela tem graça que tb gosto muito dessa comida, tb aproveito e invento novos pratos com restos, quando tenho tb muito pão duro, faço uma acorda para acompanhar carne grelhada . Outra que gosto muito é quando sobra esparguete, no dia seguinte ponto um fio de azeite numa frigideira, muito alho, ponho o esparguete, umas rodelas de lingüiça e ovos, depois e mexer tudo, com um queijo ralado por cima fica muito bom. Eu até fazia isto muito mais vezes, mas infelizmente não posso comer ovos, só muito de vez enquando , ou num docinho.
Imagem de perfil

De Descontos a 17.01.2014 às 20:37

Olá Marta,
posso pedir uma receitinha já testada de açorda? Queria experimentar.
Sem imagem de perfil

De Mano a 26.10.2013 às 19:57

Um dia sem carne ou peixe deveria ser mesmo regra. Comemos proteína animal em demasia e contra mim falo.

Comer uma sopa à noite e uma sande ou torradas sabe-me pela vida e faz muito bem.

Não sou capaz de ficar vegetariano a 100% mas fazer mais refeições vegetarianas é um caminho muito mais saudável e, claro, económico.

Tenho alguns conhecidos que são vegetarianos há mais de 10 anos e acreditem, não lhes falta nada. Têm energia e saúde para vender.

Os que conheci e com quem privei têm também o hábito de pegar em receitas normais e substituir a proteína animal por um vegetal. Por exemplo, já comi lasanha com beringela. Há quem faça a receita de bacalhau com natas mas, em vez do bacalhau, use alho francês. Enfim, tantas alternativas mais saudáveis e que ficam bem baratas.

Há uns anos vi um programa do Dr. Oz e foi lá um médico que dizia também não ser vegetariano a 100% mas fazia 3, 4 refeições por semana de proteína animal (carne/peixe) apenas.

Resumindo: além de permitir uma poupança tremenda, fazer refeições vegetarianas regularmente é muito saudável e apetitoso ;)
Sem imagem de perfil

De Martins a 26.10.2013 às 20:02

A todos os que vivem ou sobrevivem com dificuldades, não se deixem abater pelas agruras da vida.

Pensem que existe sempre um amanhã, uma luz ao fundo do túnel, e temos de nos agarrar às pequenas coisas do nosso quotidiano.

Arranjem forças e inspirem-se naquelas que vos rodeiam e vos amam (família ou amigos), e nunca desistam.

Um abraço sentido a todos os que no dia a dia lutam para terem um mínimo de dignidade para si e para os seus!

É de pessoas lutadoras que não desistem às adversidades que Portugal precisa!

Bem Hajam a todos!
Sem imagem de perfil

De luis p. a 26.10.2013 às 22:39

Acumula com o vale da neoblanc gentil --> http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/searchResults.aspx?k=5152642;5063309;5063308;4879762;4772698;5042665

infelizmente esta lixivia nao tem grandes descontos por isso quem gosta aproveite, como eu! :)
Sem imagem de perfil

De David a 27.10.2013 às 11:43

Parabéns Descontos, excelentes dicas.

Eu gosto muito de comer uma massa apenas com grão, é excelente e rende muito ;)
Imagem de perfil

De Descontos a 17.01.2014 às 20:38

A revisitar o post. Adorooooo massa com grão... não preciso de mais nada ;)
Sem imagem de perfil

De Sofia B. a 27.10.2013 às 17:14

Uma/ duas refeições com ovos por semana também estica o orçamento. Pão com doce ( por exº marmelada) substitui o fiambre, amortadela que só têm conservantes . Comprar embalagens de litro de iogurte líquido e distribuir pelas garrafas individuais para levar para a escola fica mais barato. Fazer leite com chocolate por este processo também fica mais barato Abolir os refrigerantes e sumos à refeição ( que não são saudáveis) e beber àgua ou chá. O frango é barato e saudável. Dos peitos faço bifes, das pernas faço outros preparados da carcaça e muidos cozidos preparo uma canja e depois com as carnes dessa sopa e os miúdos faço quiche. A àgua do bacalhau depois de cozer dá uma belissima sopa alentejana ( com ovo escalfado ou não).
Imagem de perfil

De Ocupadíssima a 28.10.2013 às 15:03

Adorei as ideias , mas como levar o leite com chocolate? Em que embalagens?
Imagem de perfil

De Descontos a 28.10.2013 às 20:25

Eu sugeria as garrafas de compal que poderia reutilizar ;)
Imagem de perfil

De Ocupadíssima a 30.10.2013 às 13:30

:) será que não se parte? São garotos
Sem imagem de perfil

De Mónica a 27.10.2013 às 19:46

Fica mais uma receita poupadinha e que pessoalmente ADORO!
1. Cozer massa (qualquer uma.. fusili, cotovelo, lacinhos...) e deixar arrefecer.
2. Numa tigela colocar:
- alface cortada aos pedacinhos
- cenoura ralada (ou aos pedaços se preferirem cozida)
- milho
- cogumelos
- tomate fresco
- delícias do mar (que se encontram muitas vezes em promoção no continente)
- salsicha (que se encontram muitas vezes em promoção no continente) ou peito de frango desfiado ou restos de frango ou de outra carne que tenha sobrado).
3. Juntar a massa já arrefecida e servir.
4. Se gostar de um molho a acompanhar pode facilmente fazer um molho de iogurte: colocar numa tigela um iogurte natural sem açúcar e misturar um pouco de sal, alho em pó e óregãos. Delícia!

Basicamente: é colocar com massa e alface todos os restinhos que possam ter em casa. Juntando um pouco de cada dá uma quantidade bastante generosa.

É optimo para comer vegetais (eu pessoalmente não como alface e tomate, mas assim como), para aproveitar restinhos de coisas que não chegam para uma refeição e acaba por ser económica.


Reforço a ideia da sopinha à noite, que já muitos falaram. Especialmente agora no inverno sabe muito bem e é mais do que suficiente. Sopinha com fruta e uma tosta e queijinho ou fiambre ou até com uma omelete. acaba por ser uma refeição muito boa e económica.


Outra questão: os lanches! Eu trabalho em diversas escolas, passo por dezenas por semana e pais: poupem nos lanches das crianças e tornem-nos mais saudáveis. Os bolos comprados, os bolicaos e esse tipo de coisas sai mais caro e menos saudável. Ao fim de semana façam bolachinhas, ou um bolinho caseiro que são muito mais saudáveis e económicos. durante a semana... fazer uma sandes não leva tanto tempo assim.

Espero que seja útil!
Imagem de perfil

De angelasoeiro a 28.10.2013 às 10:00

Por mim comia sopa e sandes todos os dias ao jantar, adoro! (Quer dizer, como estou sozinha ao jantar, como quase todos os dias :) lol).

Comentar post


Pág. 1/2



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

301





Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D