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Invoco em minha defesa que sou uma totó na matéria, como demonstrarei com as dicas. Porém, julgo que este post poderá ser um excelente ponto de partida para obter o generoso contributo de quem lê e é mais entendida/o que eu. 

 

Quando me rendi (ou fui rendida) ao meu primeiro smartphone, gastava imenso dinheiro em dados. Na verdade, chegava a ter de reforçar com aditivos. Como não percebia nada do assunto, achava que era só o download dos emails do trabalho (praticamente, a minha utilização de internet reduzia-se a isso) que levava a isso. Era surreal. 

Depois percebi os meus erros...

 

Dica nº1 - Saber o que gasta o quê

 

Primeiro, eu não fazia ideia em que traduzia um pacote de 100Mb no telemóvel. Isso dá para o quê? Aparentemente, segundo este calculador, isso daria para:

  • 3333 emails sem anexo (cerca de 30kb/cada)
  • 4 horas a "surfar na net"
  • 5 horas no Facebook (sem vídeos)
  • 6 vídeos no Youtube com cerca de 4 minutos/cada
  • cerca de 1 hora no Google Maps

 

Juro-vos que, enquanto faço este post, estou a aprender alguns destes gastos. Fica provado que, para quem utiliza determinadas redes sociais, o melhor é optar por um tarifário que não as inclui nos gastos, tipo Yorn.

 

Na verdade, se soubesse que o pacote que tinha daria para 3000 emails, teria percebido de imediato que era impossível eu ter os gastos que tinha.

 

Dica nº2 - Conhecer o telemóvel e as suas manhas

A minha utilização do telemóvel em casa era mais lúdica, nomeadamente a ouvir podcasts e músicas ou programas no Youtube. 

Em casa, naturalmente julgava estar a utilizar o wifi, não me apercebendo que em determinadas divisões o telemóvel não captava bem o sinal e passava a utilizar dados.

 

E por falar em podcasts, demorei um bom bocado a compreender que era preciso activar uma funcionalidade do telemóvel - apenas transferir a partir do wifi - para que não houvesse consumo de dados, estando eu fora de casa, assim que houvesse um novo episódio.

 

E que dizer do messenger? Ligar o messenger para o utilizar como tipo SMS e deixá-lo aberto (porque se esqueceram, foram distraídos por alguém a solicitar a vossa presença, etc...) é má ideia, no que respeita ao consumo de dados. 

 

Dica nº3 - Em caso de dúvida, desligar

Francamente, a minha opção foi ter o 3G desligado por defeito e só o ligar quando saio de casa e tenho necessidade de me manter o email contactável.  

 

[uma nota: enquanto fazia este post, os biscoitos de amendoim queimaram-se]

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:52


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Mano a 28.08.2016 às 20:44

Outra coisa importante nos tarifários de dados é, e tomando o exemplo da NOS: "No tráfego de internet, a taxação é feita em blocos de 100KB", isto é, basta uma aplicação ligar os dados por qualquer coisa, está-se a pagar 100KB. Ao consultar o detalhe das comunicações vejo dezenas de ligações de 100KB e acredito que seja apenas algum programa a tentar sincronizar e que, na prática, não gasta os 100KB.

Apontando outra solução de poupança, quem tiver tarifários de TV+NET+TELEFONE tipicamente, independente de ter telemóvel, tem direito a usar os hotspots (da NOS tenho certeza; MEO tb tem uma rede grande de hotspots; Vodafone não sei). No caso da NOS, eu tenho uma aplicação que detecta hotspots e liga-se.

Relativamente à utilização de hotspots gratuitos, é necessário muita muita muita mas mesmo muita atenção e resistência à tentação. Facilmente, mas muito facilmente, é possível eu estar com um portátil no shopping e ter esse meu portátil a fazer de HOTSPOT gratuito, a dizer "ArrabidaShopping" ou "GaiaShopping". Quem vê, pensa que é mesmo deles e liga-se, sem password, sem encriptação e usa para ver facebooks, mails, etc. Isto é meio caminho para ter as contas pirateadas porque, efectivamente, a comunicação dos telemóveis está a passar pelo portátil que está a gravar tudo.
Assim, a aplicação de hotspot da NOS para usar a rede FON (uma rede internacional de hotspots), parece-me mais segura.
A Meo não sei se tem uma aplicação assim.

PS: apesar de falar muito da ZON, não tenho patrocínio, apenas sou cliente e é a realidade que conheço.
PS2: ZON, se me estás a ler, um descontinho na mensalidade é que era... senão daqui a uns meses já sabes...Vodafone!

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