Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Antes de mais, convém explicar que comprei pasta de dentes porque me acabou a salva e não tenho passado nos locais onde a possa comprar. Continuo a usar pasta de dentes caseira

Comprei esta pasta dentífrica, por ser a mais barata na prateleira.

 

O primeiro sinal de alerta foi ver uma embalagem toda em português com os ingredientes em inglês. Ponto 1. 

ERRADO: Não está em inglês, está na nomenclatura aplicável a ingredientes cosméticos - INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient).

Depois, a quantidade de espuma que produzia. Nunca, em 40 anos de vida tive uma pasta de dentes que fizesse tanta espuma. Detesto-a. É mais ou menos a quantidade que obtêm com detergente da louça a ser espremido de uma esponja. Ponto 2. 

Não mudo nem uma vírgula. Horrível.

Finalmente, decidi ler com atenção a lista de ingredientes. Ponto 3. 

 

Tentei traduzir os ingredientes e descobri um estranho mundo. Advirto que qualquer correlação entre as minhas "traduções" e a verdade científica poderá ser pura coincidência. 

Volto a referir: "Advirto que qualquer correlação entre as minhas "traduções" e a verdade científica poderá ser pura coincidência."

Acho que algumas pessoas não leram esta parte. Atribuíram verdade científica a um texto que nunca pretendeu ser rigoroso, como pensei que fosse claro pelas referências a laca de cabelo, Wolverine, colonoscopias e colas de origami.

Mais, até chego a referir numa parte do texto que não tenho certeza que um ingrediente é o que estou a dizer "espero sinceramente que seja isso. Sabem que na química, uma molécula faz muita diferença."

Referi, com frequência que a minha fonte era a Wikipédia - que não é uma fonte fidedigna de informação. 

"Tentei traduzir os ingredientes e descobri um estranho mundo." - Uma leiga a ler uma lista de componentes químicos, sente-se verdadeiramente atirada ao fundo do poço. 

 

Os meus erros:

Introduzir um registo que não é habitual nos meus posts: humor na informação. Quem não leu a minha advertência, leu o artigo como "verdade científica", quando disse que não era.

Mais, apesar dos meus comentários, ao identificar os ingredientes, serem quase na sua totalidade para identificar a sua função na pasta de dentes, foi lido - na generalidade - como um ataque ao ingrediente em si.

Temo que, ao fazer um artigo desta natureza, propiciei leituras aligeiradas e conduzentes à propagação de pseudo-ciencia. 

 

DSC_0141

Não vou dar texto um conteúdo que ele nunca pretendeu ter. Mas os erros que encontrei (ou me encontraram), foram corrigidos.

Encontrei uma página da European Chemicals Agency, onde poderão pesquisar cada um dos ingredientes e obter informações adicionais.

 

 

Água - aprovado

Sorbitol - adoçante

Hydrated sílica - Sílica hidratada. Um abrasivo para remover a placa. Diz a Wikipédia que se fosse desidratada, era igual à "sílica gel" - sim, aqueles pacotinhos que servem para absorver a humidade de alguns produtos.

Para outras leituras, remeto para uma síntese de vários estudos sobre o ingrediente, que contém também um sumário das suas aplicações. 

Glycerin -  composto orgânico

Sodium Lauryl Sulfate - Lauril éter sulfato de sódio, ou espero sinceramente que seja isso. Sabem que na química, uma molécula faz muita diferença.

Diz a wikipédia que é um "desengordurante muito eficaz e barato".

Também diz que "A U.S. Environmental Protection Agency considera o 1,4-dioxano como um possível cancerígeno.A U.S. Food and Drug Administration encoraja as empresas a remover este contaminante, tal ainda não é imposto por lei."

Pelo que li, é capaz de ser o culpado da espuma extra. Muito pouco recomendável para pessoas com peles sensíveis, em especial eczema (wikipédia + este relatório). Vou ter de estar mais atenta ao gel de banho. 

Ficha do ingrediente no European Chemicals Agency

Peg-12 - Este deu-me trabalho. O "PEG" significa que é um polímero formado a partir do etileno glicol que, por sua vez, é um componente "largamente utilizado como anticongelante automotivo" (introduzir boca aberta de espanto). O 12 refere-se ao peso molecular (acho que não me aventuro por aí). 

Seja como for, contém "potenciais impurezas tóxicas". 

Curiosidade: é um componente laxante. Laxante ao nível de ser utilizado como preparação para colonoscopias. 

Nas pastas de dentes, parece ser um componente que visa distribuir outros ingredientes, uniformemente, pela pasta.(Wikipédia) 

European Chemicals Agency

Aroma - está bem.

Cellulose gum - um derivado da celulose. Pode ser uma cola para utilizar em origami, um agente espessante ou estabilizante. (Wikipédia) 

Sodium Saccharin - outro adoçante.

PVM/MA copolymer - este é giro. É um ingrediente que pode ser entrado em laca do cabelo e basicamente, na pasta de dentes, tem a mesma função: vai ajudar a fixar agentes de limpeza aos dentes, para que não sejam todos eliminados pela água.

Parece útil, mas nunca mais vou tirar da mente a imagem de estar a colocar laca nos dentes.

Também é utilizado em verniz de unhas (fonte).

Titanium dioxide - Dióxido de titânio e nada a ver com o Wolverine. Que chatice. Diz a wikipédia que, nas pastas de dentes é utilizado "de forma a produzir uma pasta mais branca".

Sodium fluoride - Lodeto de sódio. Este é fácil, é um sal. Actua ao nível da remineralização do esmalte dos dentes.

Porém, não é muito fácil chegar a uma conclusão fidedigna sobre as vantagens e desvantagens.

É um daqueles ingredientes que parece gerar muita controvérsia, mas os níveis dessa não correspondem aos níveis de informação científica disponível, pelo menos que a sustente. Vi alguns estudos, mas inconclusivos ou referentes a situações de sobredosagens. Outros, referem-se à sua utilização nos fornecimentos de água potável. O júri ainda não se decidiu quanto a este.

Se realmente querem explorar o tópico, encontram aqui uma lista extensa de estudos e artigos científicos... na ordem dos 6000.

Triclosan - Um antiséptico muito controverso com vários estudos que o associam a cancro e alergias e alterações ao nível de hormonas da tiróide. (fonte/fonte)

Muito interessante é a página da FDA (entidade que nos EUA controla a segurança alimentar, medicamentos entre outros produtos com impacto na saúde pública). Sintetiza os estudo e relativamente aos "benefícios" aponta como único estudo um da Colgate. Mais, conclui que, em produtos como sabonetes antibacterianos, gel duche e outros, não há prova de qualquer benefício que não se obtenha com sabonete normal ou água. 

Sodium methylparaben - É um conservante. Na lista de aditivos alimentares, é o E219.

Trisodium Phosphate - É um agente de limpeza muito comum. Muito utilizado nas pastilhas sanitárias (alguém tem por aí um rótulo?). Sim, leram bem. Mas como é corrosivo, não se recomenda na limpeza das casas de banho, em especial partes metálicas (fonte).

Cá entre nós, qualquer ingrediente com a palavra "phosphate" é assustador.

Sodium Propylparaben - Outro conservante. Ambos começam com "sodium" = sal. Pura estupidez.  Sódio não é sal. Sal é cloreto de sódio. Coisas  distintas.

Há anos que cometo este erro e sou corrigida ou me auto-corrigo. Começo a achar que o meu cérebro tem um atalho defeituoso, na associação das suas palavras. 

DSC_0142

Achei estranho que um ingrediente que é destacado desta forma, não constasse na lista. Fui investigar. Descobri que "optacool" é um aditivo que dá "sabor de frescura".

 

Se chegaram até aqui, louvo a vossa paciência. X2

Que fique claro que não sou "vamos-todos-ser-naturais-e-esquecer-as-maravilhas-da-química-moderna". Eu gosto das vantagens da química moderna e de outras ciências. 

O que não gosto é de sentir que produtos eficazes no seu objectivo, estão a ser substituídos por outros, com impacto negativo para a minha saúde e o ambiente (a.k.a. o ar que respiro e a água que bebo), simplesmente para servir os propósitos de algumas indústrias. 

 

Se olharem para os ingredientes do próximo produto que comprarem, o MEU objectivo está atingido.

E não, não mudei a minha opinião quanto à pasta de dentes do PD. A espuma é horrível.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:28


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Ariana a 20.04.2017 às 11:28

Olá Cristina,

Tudo bem?

Pois é, "Introduzir um registo que não é habitual nos meus posts: humor na informação. " é complicado de ser correctamente percebido quando não há uma expressão facial ou um tom de voz a acompanhar...

Para isso, às vezes, é melhor usar e abusar dos "smileys" (oh que coisa, eu sei que têm outro nome, mas não consigo lembrar-me agora como é!...)

Mas não te preocupes! Para bom entendedor da "Descontos", meia palavra chega!...

Quanto ao tópico "pasta de dentes", acho que me convenceste a experimentar a tua receita!...

Beijinhos!
Ariana
Imagem de perfil

De Descontos a 20.04.2017 às 11:57

Obrigada Ariana,
Pensei que a referência ao Wolverine e à cola de origami fosse suficiente. ;)

Mas advirto que no topo da minha receita está um pequeno texto que refere que há quem defenda (e bem, a meu ver) que o bicarbonato de sódio desgasta o esmalte. Há quem prefira soluções só com argila.
A minha decisão foi tomada só depois de falar com a minha dentista e porque sou uma adulta de 40+ com livre arbítrio, bolas!

É bom saber que continua por aí.
Sem imagem de perfil

De Ariana a 20.04.2017 às 12:32

Nunca me fui embora!...
Sem imagem de perfil

De mara a 20.04.2017 às 14:57

Até se torna interessante ler isto várias vezes, de várias formas e ainda imaginar o que os "contestatários" continuarão a opor. Um texto altamente, e só quem não quis, não percebeu o tom humorístico do mesmo.
Imagem de perfil

De Descontos a 20.04.2017 às 18:00

Sim, eu senti isso. Por exemplo, um leitor contestou as propriedades anti-sépticas da salva e mandou-me um estudo. Eu destaquei precisamente esse ponto no estudo que ele me manda e afinal o problema já é outro.
Assumo a culpa que o registo não é habitual e possa levar a confusão, mas não assumo que isso só aconteceria a quem lesse na diagonal porque as minhas menções a bold (que sempre estiveram lá) não deixam margens para dúvidas.
Eu gosto de discussões construtivas, mas se é discutir por discutir, dispenso.
Questionaram a fidedignidade da Wikipédia, ficou demonstrado que não tinha erros. Queriam os estudos, dei.
Cada cabeça sua sentença, mas a minha tem mais com que se ocupar.
Como a tabela de frescos que está para acabar. ;)
Sem imagem de perfil

De Miguel Paulo Atalaia dos Santos Costa a 21.04.2017 às 15:06

"Não mundo nem uma vírgula. Horrível."

mas pode mudar esse "n" a mais.
Imagem de perfil

De Descontos a 21.04.2017 às 16:42

Mudado.
Agradeço imenso a correcção.
Sem imagem de perfil

De Joana Sousa a 22.04.2017 às 23:51

As pessoas nunca se dão ao trabalho de ler nada na net. Estão sempre prontas a criticar. A net é um mundo em que as pessoas se transformam.
Quando eu tinha um blog, escrevi uma vez sobre uma miúda que andava num colégio de freiras. Era uma história engraçada. Eu nunca andei num colégio de freiras mas sou católica praticante (como as pessoas costumam dizer). As pessoas caíram-me em cima nesse post, que eu estava a gozar, que devia ter respeito pela religião, etc, etc, etc. As pessoas não leram o texto! As pessoas deram uma vista de olhos por alto, viram algumas palavras-chave e toca a cair em cima!
Em relação a este post acredito que tenha sido igual. As pessoas leram por alto e toca a criticar. Que nervos!
Imagem de perfil

De Descontos a 24.04.2017 às 08:37

Sim, concordo plenamente que há muita leitura na diagonal. E não há que isso seja muito problemático, já que vivemos numa época de hiper informação e temos de a filtrar de alguma forma. O que acho perigoso é formar opinião (e transmiti-la) sem uma leitura cuidada e crítica.
Comentam-se cabeçalhos.

Comentar post



Anúncios Google



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30


Livro de preços

Favoritos



Anúncio Google


Anúncio Google



Comentários recentes

  • Descontos

    Já somos duas.

  • Descontos

    É pá! Arranje um cheiroso. ;)Use esse para hidrata...

  • Descontos

    No meu caso não põe bonita, mas evita que descame....

  • Joana Sousa

    Eu comprei há uns anos um creme de mãos do mais ba...

  • Mário

    A cera que estou a falar é cera líquida, da outra ...



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D