Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




POR FAVOR LER A VERSÃO EDITADA/CORRIGIDA

 

 

Antes de mais, convém explicar que comprei pasta de dentes porque me acabou a salva e não tenho passado nos locais onde a possa comprar. Continuo a usar pasta de dentes caseira

Comprei esta pasta dentífrica, por ser a mais barata na prateleira.

 

O primeiro sinal de alerta foi ver uma embalagem toda em português com os ingredientes em inglês. Ponto 1.

Depois, a quantidade de espuma que produzia. Nunca, em 40 anos de vida tive uma pasta de dentes que fizesse tanta espuma. Detesto-a. É mais ou menos a quantidade que obtêm com detergente da louça a ser espremido de uma esponja. Ponto 2. 

Finalmente, decidi ler com atenção a lista de ingredientes. Ponto 3.

 

Tentei traduzir os ingredientes e descobri um estranho mundo. Advirto que qualquer correlação entre as minhas "traduções" e a verdade científica poderá ser pura coincidência.

DSC_0141

 

Água - aprovado

Sorbitol - adoçante

Hydrated sílica - Sílica hidratada. Um abrasivo para remover a placa. Diz a Wikipédia que se fosse desidratada, era igual à "sílica gel" - sim, aqueles pacotinhos que servem para absorver a humidade de alguns produtos.

Glycerin -  composto orgânico

Sodium Lauryl Sulfate - Lauril éter sulfato de sódio, ou espero sinceramente que seja isso. Sabem que na química, uma molécula faz muita diferença.

Diz a wikipédia que é um "desengordurante muito eficaz e barato".

Também diz que "A U.S. Environmental Protection Agency considera o 1,4-dioxano como um possível cancerígeno.A U.S. Food and Drug Administration encoraja as empresas a remover este contaminante, tal ainda não é imposto por lei."

Pelo que li, é capaz de ser o culpado da espuma extra. Muito pouco recomendável para pessoas com peles sensíveis, em especial eczema. Vou ter de estar mais atenta ao gel de banho.

Peg-12 - Este deu-me trabalho. O "PEG" significa que é um polímero formado a partir do etileno glicol que, por sua vez, é um componente "largamente utilizado como anticongelante automotivo" (introduzir boca aberta de espanto). O 12 refere-se ao peso molecular (acho que não me aventuro por aí).

Seja como for, contém "potenciais impurezas tóxicas".

Curiosidade: é um componente laxante. Laxante ao nível de ser utilizado como preparação para colonoscopias. 

Nas pastas de dentes, parece ser um componente que visa distribuir outros ingredientes, uniformemente, pela pasta.

Aroma - está bem.

Cellulose gum - um derivado da celulose. Pode ser uma cola para utilizar em origami, ou um agente espessante ou estabilizante.

Sodium Saccharin - outro adoçante.

PVM/MA copolymer - este é giro. É um ingrediente que pode ser entrado em laca do cabelo e basicamente, na pasta de dentes, tem a mesma função: vai ajudar a fixar agentes de limpeza aos dentes, para que não sejam todos eliminados pela água.

Parece útil, mas nunca mais vou tirar da mente a imagem de estar a colocar laca nos dentes.

Titanium dioxide - Dióxido de titânio e nada a ver com o Wolverine. Que chatice. Diz a wikipédia que, nas pastas de dentes é utilizado "de forma a produzir uma pasta mais branca".

Sodium fluoride - Lodeto de sódio. Este é fácil, é um sal. Actua ao nível da remineralização do esmalte dos dentes.

Porém, não é muito fácil chegar a uma conclusão fidedigna sobre as vantagens e desvantagens.

É um daqueles ingredientes que parece gerar muita controvérsia, mas os níveis dessa não correspondem aos níveis de informação científica disponível, pelo menos que a sustente. Vi alguns estudos, mas inconclusivos ou referentes a situações de sobredosagens. Outros, referem-se à sua utilização nos fornecimentos de água potável. O júri ainda não se decidiu quanto a este.

Triclosan - Um antiséptico muito controverso com vários estudos que o associam a cancro e alergias e alterações ao nível de hormonas da tiróide.

Muito interessante é a página da FDA (entidade que nos EUA controla a segurança alimentar, medicamentos entre outros produtos com impacto na saúde pública). Sintetiza os estudo e relativamente aos "benefícios" aponta como único estudo um da Colgate. Mais, conclui que, em produtos como sabonetes antibacterianos, gel duche e outros, não há prova de qualquer benefício que não se obtenha com sabonete normal ou água. 

Sodium methylparaben - É um conservante. Na lista de aditivos alimentares, é o E219.

Trisodium Phosphate - É um agente de limpeza muito comum. Muito utilizado nas pastilhas sanitárias. Sim, leram bem. Mas como é corrosivo, não se recomenda na limpeza das casas de banho, em especial partes metálicas.

Cá entre nós, qualquer ingrediente com a palavra "phosphate" é assustador.

Sodium Propylparaben - Outro conservante. Ambos começam com "sodium" = sal. 

 

DSC_0142

Achei estranho que um ingrediente que é destacado desta forma, não constasse na lista. Fui investigar. Descobri que "optacool" é um aditivo que dá "sabor de frescura".

 

Se chegaram até aqui, louvo a vossa paciência. 

Que fique claro que não sou "vamos-todos-ser-naturais-e-esquecer-as-maravilhas-da-química-moderna". Eu gosto das vantagens da química moderna e de outras ciências.

O que não gosto é de sentir que produtos eficazes no seu objectivo, estão a ser substituídos por outros, com impacto negativo para a minha saúde e o ambiente (a.k.a. o ar que respiro e a água que bebo), simplesmente para servir os propósitos de algumas indústrias. 

 

Se olharem para os ingredientes do próximo produto que comprarem, o MEU objectivo está atingido.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


20 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.04.2017 às 13:05

Sendo que é aprovada pela SPEMD, nas valeria a pena contactá-la para esclarecer estes tipos de questões? Parecem-me muito pertinentes!
Sem imagem de perfil

De Dona de Casa a 19.04.2017 às 17:23

Muito util, às xs compro pasta do PD é im facto...vou pensar bem antes de comprar outra vez. E depois de ler isto dei por mim a pensar que, espuma por espuma, quase é mais saudável lavar os dentes com detergente da loiça...
Imagem de perfil

De Descontos a 19.04.2017 às 17:27

Recordo o meu parágrafo acima da foto: "Advirto que qualquer correlação entre as minhas "traduções" e a verdade científica poderá ser pura coincidência."
A minha conclusão é: eu não faço ideia o que estou a meter à boca, mas odeio esta espuma toda a fazer lembrar o Fairy. ;)
Sem imagem de perfil

De Mariline Pinto a 19.04.2017 às 17:41

Descontos,

caso interesse, um produto natural e económico:

https://www.amway.pt/product/6833,pasta-de-dentes-multi-acsoes-com-fluor-glister#.WPeSn_krKpo

para saber se é natural basta ver a cor da lista no final da embalagem como explica aqui:
http://segredosdomundo.r7.com/o-que-significam-as-cores-no-verso-dos-tubos-de-pasta-de-dente/

neste caso a lista é verde, e é económico uma vez que tem 200g e as pastas normais alem de caras têm 75/100g. basta fazer as contas.

caso queira mais informação é so dizer.
beijinhos
Mariline
Imagem de perfil

De Descontos a 19.04.2017 às 17:51

Marilene,
o segundo confirma precisamente que o seu argumento é um mito. ;)
chamou-me à atenção esse porque já conhecia este argumento.
Vou ler os outros, prometo.
Obrigada
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.04.2017 às 20:58

Até que ponto é verdade o que escreveu a respeito da pasta dos dentes pg? Para se vender produtos ditos "naturais" e para se conseguir entrar no mercado tem que se denegrir a imagem de alguém. Nunca se ouviu falar de ninguém que passasse mal por usar os produtos. Além do mais eles são testados, controlados etc ,até terem a certeza que não perjudicam a saúde dos utilizadores. Ao contrário dos ditos "naturais" que de naturais pouco teem.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.04.2017 às 21:20

Nunca se ouviu dizer pq as consequências vão surgindo com o uso continuado do produto. Além disso provar que a culpa será desse produto especifico será muito dificil.
Imagem de perfil

De Descontos a 20.04.2017 às 08:08

Como referi no topo do artigo "Advirto que qualquer correlação entre as minhas "traduções" e a verdade científica poderá ser pura coincidência.". Mas tenho a certeza absoluta que Titanium dioxide não está relacionado com o Wolverine.
As informações são da Wikipédia e, por isso, valem o que valem. Não escrevi nada que não tivesse lá. Quando utilizei outras fontes, remeti com um link.
Já me apontaram imprecisões científicas e vou colocar umas notas nesse sentido, mas o post visava ser uma tentativa de "traduzir" os ingredientes, por uma leiga, que fez questão de avisar que "qualquer correlação entre as minhas "traduções" e a verdade científica poderá ser pura coincidência". Mais, todo o post foi em tom jocoso (wonverine, laca nos dentes, colonoscopia, cola de origami).

Espero que a referência a vender produtos naturais não tenha sido para mim. Remeto para a penúltima e antepenúltima frases.

Os produtos estão lá e são o que são. Acho que deveríamos ser mais conscientes com o que compramos.
Nem sempre os ingredientes são essenciais ou inócuos, seja para nós, seja para o ambiente.Veja-se o impacto das microbeads que são a moda dos produtos de higiene e beleza. Não têm funcionalidade (só marketing) e o impacto ambiental é tremendo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.04.2017 às 14:05

Já eu achei o comentário hilariante!
Não é a primeira vez que fico com a ideia que a resposta vem da marca falada no post e que segue o blog.
Não sei se é ou não mas acho divertido pensar que sim...
Imagem de perfil

De Descontos a 20.04.2017 às 18:03

Não é, mas juro que estive quase para a/o deixar na dúvida, só para que pudesse continuar a imaginar isso.
Neste caso, a realidade não é tão interessante como a ficção ;)
Sem imagem de perfil

De custodio gomes a 21.04.2017 às 05:32



Eu acredito, hoje o negocio não respeita termos, só lhes interessa faturar muito. A VERDADE É QUE NUNCA SE VIU TANTOS CASOS DE CANCRO COMO AGORA.
Sem imagem de perfil

De Maria Lopes a 19.04.2017 às 21:25

Só gostava de fazer um reparo: os ingredientes não estão em inglês. Estão na nomenclatura INCI que é o sistema internacional de nomenclatura de produtos cosméticos e é nesta nomenclatura que devem estar.
Sem imagem de perfil

De Tânia a 19.04.2017 às 21:31

Ia comentar precisamente para dizer isso.
Além disso, vários desses ingredientes são também usados em formulações farmacêuticas (por ex. o PEG)
Imagem de perfil

De Descontos a 20.04.2017 às 08:09

Agradeço imenso a correcção. Desconhecia por completo esse facto.
Imagem de perfil

De Descontos a 20.04.2017 às 08:10

P.S. Vou editar o post nesse sentido.
Imagem de perfil

De Ana Gomes a 20.04.2017 às 14:34

Não me admira nadinha isso quando tenho um dentista que me diz que podemos lavar os dentes só com água porque a pasta é só para "lubrificar" e ajudar a escova a deslizar... alguma razão ele deve ter!
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.04.2017 às 17:23

A razao e para voltar ao consultório e continuar a dar-lhe dinheiro a ganhar
Imagem de perfil

De Descontos a 20.04.2017 às 17:55

A minha disse-me o mesmo João (seria muito improvável que fosse a mesma dentista). E a propósito deste post, tive outra confirmação.
O que interessa mesmo é a escovagem. Por isso os dentistas insistem tanto nos 2 minutos.
Sem imagem de perfil

De custodio gomes a 21.04.2017 às 05:36



O meu dentista até faz mais, de cada vez que vou ao consultório OFERECE-ME UMA PASTA, DAS QUE SÃO DEIXADAS PELOS LABORATÓRIOS, COMO AMOSTRA.
Imagem de perfil

De Descontos a 20.04.2017 às 18:02

A minha disse-me o mesmo, precisamente na conversa que tive com ela a propósito desta mudança.
Daí que insistam nos 2 minutos de escovagem e que no que respeita a pasta de dentes, são: 1 ervilha para crianças e 2 para adultos. Foi assim que me ensinaram a mim é a uma amiga minha, a propósito da filha.
Com tanta coincidência, deve ser a prática consensual actual.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30


Comentários recentes

  • Anónimo

    Mesmo, estou farto de trabalhar para aquecer....

  • Descontos

    É verdade e não é só aqui. Os impostos que nos são...

  • Moralez

    Um vergonha os impostos q pagamos!!!!

  • Descontos

    Não morres tão cedo.Estava precisamente a pensar.....

  • Anónimo

    eu prefiro comprar em vaso, fica quase no mesmo pr...




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D