Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O trabalho de poupar


Um solene advertência: poupar com recurso a promoções e vales de desconto dá trabalho. No início dá mais trabalho e é mais confuso, mas depois de perceber a mecânica das promoções é automático. Já nem pensa nisso porque passa a ver as promoções com outros olhos: olhos treinados para separar as boas das falsas promoções e treinados para procurar o preço ideal de cada produto e as oportunidades de os trazer para casa de forma gratuita.

 

Mas para verdadeiramente poupar, terá sempre o trabalho de organizar e planear as compras, e comparar, comparar, comparar. Eu sempre vi esta tarefa como uma espécie de trabalho a tempo parcial e o salário é o que poupo.

 

As regras

 

Os diversos locais de venda (supermercados, hipermercados e afins) têm diferentes estratégias de fidelização do cliente e diferentes tipos de promoções. Hoje vamos tratar do Continente:

 

1. Uma pequena introdução sobre alguns pontos mais relevantes: diferentes lojas e diferentes promoções

2. Uma breve explicação sobre o funcionamento do Cartão Cliente

3. As indicações possíveis (à data) sobre as acumulações de promoções e descontos

 


 

O Continente visto por nós

 

 

O Continente tem vários tipos de loja que partilham a maioria das promoções, mas nem todas as promoções existem em todas as lojas. Com efeito, mesmo dentro do mesmo grupo de lojas (Modelo Continente, por exemplo) poderão encontrar diferentes promoções. Além das lojas físicas, o Continente possui ainda uma loja online que costumamos utilizar como referência para os preços das lojas físicas. Todavia, os preços podem não ser iguais.

 

As promoções dos folhetos hipermercados Continente poderão não existir nos restantes Continente (Modelo ou Bom Dia), mas existem sempre na loja online, com excepção de promoções "Leve X e pague Y". Os Continente Modelo ou Bom Dia possuem folhetos próprios que nunca está disponível na internet.

 

Já os folhetos dos hipermercados estão disponíveis a partir do dia em que começa a promoção na página "Campanhas" da loja online. Tem sido prática que novos folhetos entrem em vigor às terças-feiras, embora às segundas já seja possível ver as promoções na loja online e até nas lojas físicas. 

 

A maioria das promoções no Continente são feitas com recurso ao programa de fidelização do Cartão Continente, através dos descontos em cartão.

 

As promoções no Continente possuem mecânicas diversas: 

- promoções da loja - não são publicitadas e poderão variadas consoante a loja em que nos encontremos; a duração da promoção poderá ser consultada na loja, na etiqueta do preço;

- promoções do folheto - estão anunciadas no folheto e têm a mesma validade do folheto;

- "promoções nacionais" - denominação que encontramos para promoções de um ou dois dias, em regra anunciadas na TV, quase sempre publicitadas na loja online ou através de cartazes afixados na entrada da loja. 

 

loja online tem taxas de entrega, embora possam existir promoções ou cupões que a tornem gratuita através de 100% de desconto em cartão. Há ainda a possibilidade de, em certas lojas, poder recorrer à entrega em loja que poderá ser grátis.

 

A entrega em loja gratuita poderá ser um excelente recurso para aproveitar promoções pontuais (1 ou 2 dias) em que, todavia, não compensa a deslocação à loja ou a taxa de entrega. Poderá recorrer ainda à estratégia de adiar a entrega para mais tarde (por exemplo no fim de semana)  poderá compatibilizando-a com as suas compras habituais na loja física ou então para aproveitar outras promoções que surjam. Depois, é só levantar toda a encomenda no mesmo dia e à mesma hora.

 

 

O cartão Continente

 

 

 

O Continente possui um cartão de fidelização de clientes em que se acumulam os descontos que constarem na promoção (em regra, na forma de uma percentagem).

 

 

 

No acto da compra do produto, a/o cliente pagará o total (€1.60), mas ficará com crédito em cartão, no valor indicado pela promoção (50% - €0.80). Todavia, esse valor creditado, apenas ficará disponível para ser gasto no dia seguinte ao da compra ou a seguir à data da entrega da encomenda, se a compra tiver sido feita na loja online. O crédito poderá ser utilizado em qualquer tipo de compra, como se tratasse de dinheiro.

 

Além dos descontos anunciados, o cartão acumula 1% de todas as compras (valor antes de descontos), adicionando ao saldo do cartão €5 por cada €500 em compras.


Além dos descontos anunciados nas lojas e folhetos, o Cartão Continente também emite cupões, que envia aos cliente por correio postal ou correio electrónico, com descontos em cartão em produtos ou grupos de produtos. Adicionalmente, emite cupões de desconto de 10% em todas as compras ou de desconto de €5.00 em €20.00 ou €25.00 de compras.


Os descontos de 1% e de 10% são contabilizados em função dos preços antes de quaisquer descontos.





As acumulações de promoções e descontos, de acordo com a nossa experiência 


Vales de desconto

 

Os vales de desconto acumulam com todas as promoções do Continente (sem prejuízo do que foi dito relativamente aos packs de produtos). Ainda que o vale de desconto seja superior ao valor a pagar pelo produto depois da promoção Continente, este pode ser deduzido à conta final.

 

Exemplo: € 13.59 - 75% desconto - 5.00 (vale de desconto DODOT) = Produto grátis + € 1.60 de crédito adicional

 

Assim, acumulam tanto com promoções em folheto, como de loja ou ainda de cupões.

 

Cupões do Cartão Continente


Os cupões do cartão acumulam com todas as promoções e vales de desconto. Mesmo que o vale de desconto seja no valor do produto, ao comprar no período de validade do cupão de 10%, irá beneficiar desse valor.

 

Exemplo: € 1.69 - 1.69 (vale de desconto Alpro) = Produto grátis + € 0.169 de crédito adicional

 

Exemplo: 

 

   

O gelado Gelataria Carte D´Or esteve com desconto de 50% em cartão, em promoção de folheto que terminou ontem. Em simultâneo, diversos clientes receberam um cupão de 25% de desconto em todos os gelados. Assim, com a acumulação de ambos os descontos o produto ficou com desconto de 75%.

 

Aliás, poderá mesmo acontecer existir uma acumulação de descontos que faça com que o produto seja grátis (exemplo 1, exemplo2).

 

Por essa razão, aconselho sempre a não se precipitarem a usar os cupões, já que até ao final da validade do mesmo poderá aparecer uma promoção mais vantajosa.

 

Compare sempre os seus cupões com as promoções em vigor para que não perca nenhuma oportunidade de acumulação de promoções.

 

Não há garantias que o Continente não altere a sua política de acumulação de promoções pelo que deverão manter-se vigilantes.

 

Promoções de folheto, de loja e nacionais 


As promoções de folheto estão na loja, pelo que a acumulação de descontos aqui apenas se deverá a um erro informático, em que as duas se sobrepõem.

 

As promoções nacionais não acumulam com as promoções de loja e folheto. Essa é a regra actual, embora já tenha havido pelo menos uma promoção em que explicitamente acumulavam. É uma nova regra já que até ao último hiperdesconto era possível acumular as promoções de folheto com promoções nacionais.

 

Exemplo: 

 

 

No último folheto com descontos de 50% havia um produto de óleo alimentar. No passado dia 3, todos os óleos alimentares estavam com 25% de desconto. Os dois descontos não acumularam.

 

 

E o Sr. que se segue é o Sr. Pingo Doce.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:00


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana a 06.08.2012 às 10:56

Fantástico! Parabéns pela maravilhosa "aula"!
Sem imagem de perfil

De C. R. a 06.08.2012 às 11:23

Bom dia. Muito obrigada por todos os esclarecimentos! Os posts têm sido muito úteis!
Imagem de perfil

De Descontos a 06.08.2012 às 12:18

Obrigada Ana e CR,

tenho tentado ser exaustiva nas informações para quem está a iniciar-se... espero não chatear muito os veteranos. ;)
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 06.08.2012 às 20:44

Cristina,

Os veteranos também tiveram que aprender e continuam a aprender...Por isso, penso que todos nós compreendemos que para quem se está a inicar nestas andaças, toda a ajuda é bem vinda e preciosa. Se as pessoas que usam cupões e promoções, se tornarem cada vez mais fortes e unidas nesta prática, isso pode vir a ser benéfico para nós. Quão tal, estamos como os do Extreme Couponing, a trazer compras de 1000 e tal euros, por poucos €€€.
Sem imagem de perfil

De Joana Silva a 06.08.2012 às 13:56

Olhem o que encontrei... Muito interessante

http://www.iglo.pt/pt-pt/novidadespromo/promocoes/
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 06.08.2012 às 20:45

Obrigado pela dica Joana, poupa-nos trabalho...
Sem imagem de perfil

De JPC a 07.08.2012 às 09:36

Excelente serie de posts.
No entanto acho que devido ao formato "blog" a informação "perde-se" no blog.
Com um forum seria mais fácil dar destaque a este tipo de post.
Um forum permite ainda uma maior rapidez na divulgação de oportunidades dado que os utilizadores registados podem criar novos posts e evita-se os comentários começados por"Não sei onde colocar mas no supermercado ..."
Não sei se a Cristina já ponderou a hipotese de um forum, no entanto aqui fica a sugestão.

Imagem de perfil

De Descontos a 07.08.2012 às 10:21

Tenho ponderado várias hipóteses. Mas quando comecei o blog não esperei ter cerca de 5000 visitas por dia. Aliás, duvidava sequer que os meus familiares se dessem ao trabalho de ver.

Tenho plena consciência de que o blog está no limite das suas capacidades. Tenho tentado maximizar as tags e os links, mas começa a fazer-me muita falta um menu.

Tenho ainda a consciência que o blog tem muitas publicações diárias correndo o risco da perda de informação. Mas a alternativa seria publicar informação desactualizada. Com efeito, não imagina a quantidade de emails que recebo quando demoro mais que 1 a 2 horas para o actualizar.

O formato fórum tem as suas vantagens mas também desvantagens. Para já, vejo-lhe mais desvantagens que vantagens: haveria demasiados conteúdos para ser eficaz, não haveria filtragem (como agora há) de spam, passatempos e mensagens não relevantes. Num fórum, fazer essa moderação, nesses moldes é uma tarefa herculiana. No blog ainda vai sendo exequível.

Mas fique com a certeza de que estou a pensar em todos os limites que agora tenho, nomeadamente os da sua autora. E que todas as contribuições são muito bem vindas.
Sem imagem de perfil

De Andreia B. a 07.08.2012 às 19:49

Cristina, para facilitar um pouco a sua tarefa e como muitas pessoas quando vêm boas oportunidades de poupança, publicam nos comentários de qualquer post... Porque não coloca um post como os que tem para as "trocas" e para o "voluntariado", para nós colocarmos as oportunidades que vimos... Tipo "Oportunidades do Dia" ou "Oportunidades de Poupança" e assim, sempre que um leitor visse algo que deveria ser aproveitado, colocava nesse post e assim a informação ficava mais centralizada, em vez de andar dispersa.

Comentar post



Anúncios Google



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Livro de preços

Favoritos



Anúncio Google


Anúncio Google



Comentários recentes

  • Descontos

    Essa de grelhar carne é de génio!Nunca me tinha oc...

  • Descontos

    Faz muito bem. Eu é que, com as obras desde o verã...

  • Ariana

    Quanto ao líquido do assado:Eu congelo para usar c...

  • Mon Mendes

    Atrevo-me a dizer que pode parecer cedo mas só par...

  • Descontos

    Obrigadão, já publiquei. E queimei o fervedor do l...



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D